sexta-feira, 18 de julho de 2014

Curitiba Acordeon Festival em cartaz no Paiol na segunda-feira

O Teatro do Paiol recebe, às 20h30 desta segunda-feira (21), a terceira edição do Curitiba Acordeon Festival, com a participação do acordeonista argentino Aldo Taborda, ao lado dos catarinenses Bruno Moritz, Edson Worell e Leandro Panneitz, responsável pela criação do festival, em São Bento do Sul (SC).

A proposta do festival é promover a música de acordeom instrumental, principalmente entre as crianças, reunindo músicos renomados que mostram a excelência desse instrumento. O evento, que já conta com cinco anos em Santa Catarina, chegou a Curitiba em 2012, obtendo grande sucesso. Nesta apresentação no Paiol, a plateia terá a oportunidade de apreciar o talento de quatro premiados instrumentistas.

Bruno Moritz, campeão do Festival Internacional de Acordeom, no Brasil (2007), vencedor do Roland Accordion (2007) – festival internacional promovido pela marca de acordeom Roland – e quarto colocado nas copas mundiais da Nova Zelândia (2009) e da Itália (2012), tem em sua discografia quatro álbuns instrumentais. O músico é regente e fundador da Orquestra de Acordeom de Brusque (SC).

Acordeonista autodidata, Edson Worell é um dos mais respeitados músicos de Santa Catarina, sendo responsável pela formação de vários instrumentistas. Lançou quatro discos com o grupo Santo Chão e atuou como diretor musical e arranjador da primeira gravação do conjunto Farrancho. Edson está em fase de preparação de um álbum instrumental ao lado do violonista Rafael Sluminsky, reunindo clássicos de importantes acordeonistas brasileiros.

Paixão e personalidade definem a atuação do argentino Aldo Taborda, que possui um repertório de composições próprias de tango contemporâneo, além de obras de Astor Piazzolla e versões de reconhecidos expoentes da música latino-americana. Entre suas diversas premiações constam o quarto lugar no Festival Internacional de Acordeom, categoria Astor Piazzolla (Itália – 2007), terceira colocação no Mundo Acordeom Castelfidardo (Itália – 2013) e a consagração como Campeão Sul-americano de Acordeom (2013). Em 2014, foi nomeado pela Confederação Mundial de Acordeonistas (CMA – França) para integrar o júri do World Accordion Trophy (Lituânia). Também realizou turnês pela Colômbia e Chile, com performances ricas em harmonia e ritmo.

O catarinense Leandro Panneitz completa o grupo, sendo o idealizador do Acordeon Festival, que extrapolou as fronteiras de Santa Catarina. Acordeonista, compositor, arranjador e produtor fonográfico, Leandro tem no currículo seis álbuns instrumentais com obras de sua autoria. O músico já dividiu o palco com renomados artistas como Edson Dutra, Grupo Os Serranos, Luciano Maia, Marcelo Caminha, Bruno Moritz, Ignacio Hernandes, Mirco Patarini, Lauro Valério, Jackson Rodrigues, entre outros.

Os ingressos para o 3º Curitiba Acordeon Festival custam R$ 20,00, para compra antecipada na bilheteria do Teatro do Paiol (de terça a sexta-feira, das 13h30 às 19h; sábados e domingos, das 15h às 19h), e R$ 30,00, na compra do ingresso no horário de apresentação. Informações: 3213-1340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário