quarta-feira, 23 de julho de 2014

Exposição no Museu de Arte Contemporânea traz obras do acervo restauradas

A partir desta quinta-feira (24), entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba, a mostra “MAC – Um Acervo Restaurado”. As obras fazem parte do projeto de conservação e restauração idealizado pelas restauradoras Jozele Penteado e Ângela Zampier, com coordenação técnica de Maria Cecília Cavalcanti Germano. A mostra permanece até 31 de agosto e a entrada é gratuita.
Entre as obras estão peças de artistas como Abraham Palatinik, Arcangelo Ianelli, Dulce Osinski, Fernando Calderari, Helena Wong e Luiz Carlos Brugnera. Ao todo foram restauradas 41 peças, selecionadas de acordo com a necessidade de conservação e restauração e também do valor artístico que representam.
Algumas já foram exibidas ao público em exposições montadas no Museu de Arte Contemporânea, entre elas as dos artistas Aldir Mendes de Souza, Antonio Manuel, Eleonora Fabre, Inácio Rodrigues e Oswaldo Lopes.
A realização do restauro durou dois anos, de 2012 a 2014. Além das obras desta exposição, um trabalho de Abraham Palatnik foi restaurado neste projeto, ficou exposta no MON e agora será exibido no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
A equipe de trabalho foi formada por Jozele Penteado, Ângela Zampier, Renata Domit, Maria Cecília Cavalcanti Germano e Allan Sostenis Hanke, restauradores especializados em suportes como tela, madeira, aglomerado, tecido e papel.

INTERAÇÃO - Durante a execução do projeto houve também uma interação entre artista e restaurador. Alguns artistas foram convidados para uma conversa com os restauradores, que se disponibilizaram a falar sobre sua obra e sua técnica, o que auxiliou na definição dos métodos de restauro a serem utilizados.

MAIS IMPORTANTES - O Museu de Arte Contemporânea do Paraná possui um dos mais importantes acervos de artes visuais do século 20, do Estado.
Composto por cerca de 1500 trabalhos de artistas de diferentes localidades, além da qualidade técnica e artística, as obras são de importância para a história da arte brasileira e paranaense.

O Museu de Arte Contemporânea está situado na rua Desembargador Westphalen, 16, Centro e aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 19h; sábado e domingo, das 10 às 16h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário