sexta-feira, 26 de junho de 2015

“A Nave dos Insensatos” estreia temporada no Teatro Guaíra

A peça “A Nave dos Insensatos” é uma sátira política que instiga o espectador a refletir sobre temas da sociedade contemporânea será apresentada até dia 5 de julho, de quinta e sábado às 20 horas e domingos às 19 horas, no Teatro José Maria dos Santos, sob a direção de Mauro Zanatta.
“Lenda de Sal” é o nome da Nave dos Insensatos, o navio onde os espectadores embarcam e do qual serão marujos comandados pelo capitão Sebastião Corvino, capitão-mor que recepciona e orienta todos a seguirem a cartilha de navegação, sem a qual, ao longo da peça, o barco não avança. Logo no início da viagem, o resgate de um náufrago - o misterioso Antuérpio de Outam - abala o rumo aparentemente tranquilo da embarcação e dá início a um intenso jogo entre personagens, atores e plateia, envolvendo o destino do navio e o papel de cada na viagem.
Partindo da metáfora da barca, herança medieval tão cara ao pensamento humanista e à arte renascentista presente até hoje na cultura ocidental, "A Nave dos Insensatos" encontra na realidade social a matéria-prima para refletir sobre os comportamentos, ideias e contradições do ser político contemporâneo, em especial, do brasileiro.
Considerado uma sátira política, o espetáculo pretende provocar o espectador e despertar o cidadão através do lúdico, sem incorrer no discurso meramente panfletário ou partidário. Originalmente escrita por Mustafá Ali Kanso, "A Nave dos Insensatos" bebe na mesma fonte de inspiração d’O Navio dos Loucos, pintura do artista flamengo Hieronymus Bosch (1450-1516), e d’O Elogio da Loucura, de seu conterrâneo e contemporâneo Erasmo de Roterdam (1466-1536).
A Companhia autoPeças criaCorvos juntou-se ao diretor Mauro Zanatta numa livre adaptação do texto original e construiu um espetáculo de risco, onde a interação com a plateia explora as possibilidades e limites do tradicional jogo de improviso. Na medida em que o espectador é convidado a participar, abre-se espaço para o incerto e o inesperado.
O elenco e composto por Danilo Correia e Jully Mar, com iluminação de Rodrigo Ziolkowski. Sonoplastia de Célio Savi, Cenografia de Aorelio Domingues, figurino e adereços de Mariana Zanette com Produção de Juliana Pedrozo.

Informações sobre ingressos: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário