quarta-feira, 17 de junho de 2015

"Catatau - A Justa Razão Aqui Delira" entra em cartaz no Novelas Curitibanas

A peça "Catatau – A Justa Razão Aqui Delira " entra em cartaz nesta quinta-feira (18), às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas. Viabilizada pelo edital "Teatro Para Adultos" do Fundo Municipal da Cultura, a produção fica em cartaz até o dia 19 de julho com exibições de quinta-feira a domingo, sempre às 20h e entrada franca.
Com a direção de Octavio Camargo, iluminação de Beto Bruel, criptodramaturgia de Glerm Soares, produção de Jewan Antunes e com Claudete Pereira Jorge, Chiris Gomes e Helena Portela no elenco, a montagem reúne fragmentos de “Catatau” e aborda diferentes aspectos desta obra de Paulo Leminski. O romance escrito entre 1967 e 1975, auge da ditadura militar, se coloca também como obra de resistência, reafirmando a liberdade da linguagem em períodos de repressão.
Um dos trechos do romance presente na peça é a visita fictícia de Renatus Cartésius ao Brasil no século 17, metáfora para o desenvolvimento do conceito de brasilidade na Europa, que ganha vulto a partir da publicação da enciclopédia Brasiliae, do naturalista George Marcgraf.
Segundo a produção, um aspecto do espetáculo que se tornou possível através da criptodramaturgia é o "Canone de Occam", texto que reúne as 61 ocorrências deste termo ao longo da obra e suas vizinhanças (150 letras para trás e para diante de cada "bip" desta mensagem código). Occam, além da figura histórica do monge-filósofo nominalista e autor de um tratado de lógica, é também para Leminski o monstro semiótico perturbador da linguagem, aquele que ao se mover faz as sílabas saltarem umas sobre as outras e as letras espirrarem para fora das frases como um abalo sísmico da linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário