quinta-feira, 25 de junho de 2015

Moedas romanas raras ficarão expostas no Museu Paranaense

A partir desta sexta-feira, dia 26, às 18h, os visitantes do Museu Paranaense (MP) poderão ver de perto uma coleção de moedas romanas que passa a integrar o setor de numismática do MP. A entrada é gratuita.
A exposição “Moedas Romanas: Coleção acervo do Museu Paranaense” é composta por 29 moedas de diferentes épocas, a partir do século 5 a.C. em período anterior ao Império Romano. Trata-se de acervo raro, com alguns exemplares desconhecidos de grandes museus internacionais, o que vem despertando o interesse de especialistas da França, Espanha e Inglaterra.
Acredita-se que algumas dessas moedas, como tantos outros objetos, tenham vindo na bagagem das grandes levas de imigrantes que vieram ocupar o Paraná. Portugueses, italianos, franceses, espanhóis, ingleses, alemães, poloneses, ucranianos e russos, entre outros povos que se instalaram nas colônias próximas à capital.
Das 29 moedas que compõem esta coleção há vários exemplares cunhados nos séculos 2.º, 3.º e 4.º, da era cristã, em excelente estado de conservação. Duas moedas, de grande formato, chegam a se assemelhar a medalhas, que remontam aos tempos de Roma Republicana, nos séculos 4.º a 6.º a.C. Por fim, há pelo menos seis moedas reconhecidas como sendo do século 15.
Na ocasião será também lançado o livro “Moedas Romanas: Coleção Acervo do Museu Paranaense”, em edição bilíngüe, contendo a pesquisa feita em parceria entre o Museu Paranaense e o Departamento de História da UFPR, com o catálogo das moedas expostas.

O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco e a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados das, 10h às 16h. Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário