segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cena HQ faz reflexão sobre a juventude em leitura na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 1º de julho (quarta-feira), às 20h, a leitura cênica do quadrinho “As Coisas que Cecília Fez”, do curitibano Liber Paz. Depois da apresentação, que faz parte do projeto Cena HQ, o público poderá participar de um bate-papo com o autor, o elenco de atores e a diretora Angela Stadler.
Lançado em 2013, “As Coisas que Cecília Fez” é o primeiro álbum publicado pelo curitibano Liber Paz, que assina o texto e as ilustrações em preto e branco. Na história, Cecília é uma mulher que leva uma vida estável aos trinta e poucos anos de idade. Mãe de Pedrinho e casada com Leonardo, ela reencontra na rua por acaso uma pessoa que não via há 15 anos e acaba abalada por lembranças e emoções.
O encontro traz à tona as experiências que Cecília viveu em outras épocas, desde a instabilidade da adolescência, passando por suas escolhas, maturidade, drogas e sexualidade. Esse passeio por sua memória é dosado com humor e repleto de referências à cultura pop dos anos 1990. O filme “Romeu e Julieta”, estrelado pelo ator Leonardo Di Caprio em 1996, bem como as bandas Nirvana, Pearl Jam e Smashing Pumpkins, são citados no decorrer da trama.
Liber Paz, o autor, participou de diversas coletâneas de quadrinhos e é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde leciona desenho no curso de Design. Em seu mestrado e doutorado, estudou a produção brasileira de histórias em quadrinhos. Foi premiado no Troféu HQMix por sua dissertação de mestrado em 2008.

Cena HQ - Recém-indicado ao Troféu HQ Mix 2015 na categoria produção para outras linguagens, o projeto Cena HQ segue a proposta de ler em cena obras publicadas originalmente em quadrinhos. O evento é uma parceria entre a Cia Vigor Mortis e a Quadrinhofilia, com curadoria dos autores feita pelo quadrinhista José Aguiar e escolha dos encenadores pelo diretor Paulo Biscaia Filho. Cada leitura é seguida por um debate envolvendo público, autores, diretor e atores. No ano passado, a iniciativa já havia sido premiada com o Troféu HQ Mix na mesma categoria em que concorre agora.

Recomendado para maiores de 14 anos, a Cena HQ – “As Coisas que Cecília Fez” tem entrada franca e a retirada de ingressos pode ser feita a partir das 19h do dia da apresentação. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário