quinta-feira, 18 de junho de 2015

Daniel Castellano expõe na BPP fotos com ângulos inusitados de Curitiba

Há quase 10 anos, o fotógrafo Daniel Castellano vem registrando Curitiba por ângulos inusitados, que mostram a cidade do alto de terraços, telhados e prédios. Vinte dessas imagens, que têm curadoria de Tania Buchmann, fazem parte da mostra "Periscópio Urbano" e estarão expostas no Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná a partir deste sábado (20). O evento tem início às 9h, com entrada gratuita.
Repórter fotográfico do jornal Gazeta do Povo, Castellano acredita ter feito, em quase um década, perto de mil imagens para esse trabalho. Muitas das fotografias presentes na exposição foram feitas entre uma pauta e outra, com o fotógrafo guiado pela curiosidade e pela vontade em discutir o espaço urbano. “Castellano nos apresenta uma cidade que está aos nossos olhos e aos nossos pés, parece longe, mas está mais perto do que imaginamos”, diz a curadora Tania Buchmann. “O fotógrafo David Alan Harvey costuma falar que uma boa foto pode estar em qualquer esquina. Não é preciso, necessariamente, viajar o mundo para fazer grandes imagens”, diz Castellano. O nome da mostra, ele explica, faz referência ao aparelho óptico (periscópio) que permite ver por cima de obstáculos. “É esse resultado que tento reproduzir com minha câmera”.
Esta é a quinta exposição individual do fotógrafo, que já realizou trabalhos sobre o metrô de Londres e os pescadores do litoral paranaense.

A exposição "Periscópio Urbano" fica aberta para visitação até o dia 20 de agosto. Mais informações: 3221-4974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário