Uma mescla de musical e show, o
espetáculo “SamBRA”, visto por mais de 25 mil pessoas no Rio de Janeiro, São
Paulo, Belo Horizonte, em sessões completamente lotadas, visita a história do
samba e de seus baluartes, contando a trajetória deste gênero musical em
homenagem a seus 100 anos de existência. O espetáculo, que marca a estreia do
cantor e compositor carioca Diogo Nogueira como ator, à frente de um grande
elenco, chega à cidade neste final de semana. Escrito e dirigido por Gustavo
Gasparani, a montagem, que é apresentada por Bradesco e patrocinada pela
Localiza, leva a assinatura da Musickeria CORP e Aventura Entretenimento. Com
produção local da Prime, a curta temporada acontece nesta sexta e sábado, dias
19 e 20 de junho, no palco do Guairão, às 21horas.
O espetáculo é composto de prólogo,
abertura e mais 14 quadros. Com cerca de duas horas e trinta minutos de
duração, contém cerca de 70 músicas cantadas e 25 outras que ligam as canções
em formato de texto. A narrativa é feita de forma quase cronológica e conta
desde a história de “Pelo Telefone”, supostamente o primeiro samba gravado no
país, passa pelo berço do samba, a Praça XI, visita os morros cariocas, o
teatro de revista, fala de boemia e malandragem, passeia pelo samba politizado,
pelos subúrbios cariocas e deságua na apoteose do samba na Avenida, no desfile
das escolas de samba. Todos os grandes nomes deste gênero musical são
lembrados: Pixinguinha, Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Donga, João da
Baiana, Sinhô, Ismael, Tia Ciata, Francisco Alves, Carmen Miranda, Grande
Otelo, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes, Paulo Cesar Pinheiro, Noel Rosa,
Chico Buarque, Billy Blanco, Martinho da Vila, o Cacique de Ramos, Jorge
Aragão, Silas de Oliveira, Beth Carvalho, Paulinho da Viola e muitos outros.
“SamBRA é uma grande viagem,
irreverente e lúdica, onde o samba é a inspiração, o protagonista”, explica o
autor e diretor do espetáculo, Gustavo Gasparani, que mergulhou durante três
meses em uma profunda pesquisa, para a criação do texto. “Nossa busca foi por
um olhar diferente, que fugisse do óbvio, uma forma nova de cantar o samba, sem
perder a essência. Me fixei nos movimentos, na chegada do choro, na relação do
teatro com o samba, na irreverência das revistas, na importância da Praça XI,
na explosão do rádio. Mas não é calcado no racional, pelo contrário, é feito
pra emocionar, pra mexer com o público”.
A Musickeria CORP e Aventura
Entretenimento apostaram na ideia de Washington Olivetto, que as uniu ao
Bradesco para contar a história do centenário do gênero musical mais
característico do país. “SamBRA” é um projeto multiplataforma, que prevê
diversas outras ações, como o lançamento de um livro, um ambiente web, uma Web
Rádio e um ciclo de encontros. “A Localiza acredita que o “SamBRA” é um projeto
cultural como poucos: além de ser um grande espetáculo musical e, ao mesmo
tempo, um show, com grande elenco e de altíssimo nível, é um projeto
multiplataforma, que possibilita ao patrocinador ativar sua marca de forma
ampla, em diversos canais de comunicação com o mercado e, além disso, circular
em grandes cidades do nosso país. Estamos orgulhosos com essa grande parceria”,
Carolina Lima, Coordenadora de Marketing Promocional.
No Rio de Janeiro e em São Paulo,
“SamBRA” teve oito apresentações, sempre com casa lotada e aplaudido de pé por
um público entusiasmado, que reuniu baluartes do samba e da música, como Beth
Carvalho, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Monarco, Caetano
Veloso, Marisa Monte, entre vários outros.
Projeto Multiplataforma – “SamBRA” não
é apenas um musical, mas também um projeto multiplataforma. Além dos espetáculos
presenciais, o projeto prevê a criação de outras plataformas que acontecerão
paralelamente às apresentações do espetáculo. Uma das primeiras ações será a
criação de um portal integrado às redes sociais, com conteúdos relevantes sobre
os 100 anos de samba, como entrevistas, imagens históricas e uma linha do tempo
que apresentará, de forma gráfica e cronológica, a história do movimento.
Também entrará no ar uma Web Rádio, que contará a história do samba em uma
seleção de músicas disponível gratuitamente através das plataformas web e
mobile. O projeto prevê também o lançamento de um livro, que terá entrevistas,
curiosidades e uma seleção de imagens para contar a história dos 100 anos de
samba, em versões física e e-book adaptado para tablets. Será realizado também
um Ciclo de Encontros SamBRA, com a presença de notáveis como jornalistas,
pesquisadores e compositores que falarão sobre a história do samba e a
importância do gênero como expressão cultural brasileira.
Diogo Nogueira - Cantor, compositor e
apresentador, Diogo Nogueira cresceu nas rodas de samba do pai, João Nogueira,
mas sua primeira opção, com o apoio do pai, foi ser jogador de futebol. Chegou
a atuar pelo Cruzeiro de Porto Alegre, em 2005, mas teve uma lesão no joelho e
abandonou os campos. De volta ao Rio, passou a frequentar rodas de samba e
formou uma banda própria. Também assinou contrato com a gravadora EMI. Com o
álbum “Diogo Nogueira Ao Vivo”, Diogo se lançou em 2007 na carreira solo.
Integra a ala de compositores da Portela desde 2008, quando emplacou o samba
“Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade”, que levou
a escola de volta ao desfile das campeãs após 10 anos ausente. Já lançou mais
cinco álbuns solo, ganhou quatro vezes o Grammy Latino e, em 2010, ganhou o
prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB. É apresentador do programa
“Samba na Gamboa”, na TV Brasil. Em 2012, lançou a coletânea “Samba Book – João
Nogueira” em homenagem à obra de seu pai.
Livre para todas as idades, “SamBRA” tem
ingressos que variam de R$ 31,00 (meia)
a R$ 226,00, de acordo com o setor do teatro. Mais informações: 3315-0808 / 3304-7953 /
www.maisumadaprime.com.br ou www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário