segunda-feira, 15 de junho de 2015

Jornal Cândido traz especial sobre os 90 anos de Dalton Trevisan e Rubem Fonseca

Dalton Trevisan e Rubem Fonseca, dois dos maiores escritores brasileiros contemporâneos, acabam de completar 90 anos. Com mais de 50 anos de vida literária, os dois autores ainda seguem em plena atividade. É sobre essas duas trajetórias, que mudaram os rumos da literatura brasileira, que trata grande parte da edição 47 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. Especialistas, críticos e acadêmicos falam sobre como o mineiro (radicado no Rio de Janeiro) Rubem Fonseca e o paranaense Dalton Trevisan deram novo caráter à breve narrativa a partir do começo dos anos 1960, quando fizeram suas estreias.
Além de uma grande reportagem sobre o impacto do surgimento dos autores na literatura nacional, a edição traz uma seleção de livros de Trevisan e Fonseca comentada por outros escritores, de várias gerações. O autor Deonísio da Silva, que há décadas estuda a literatura dos dois contistas, concede entrevista em que fala sobre as semelhanças e diferenças das obras dos mestres da ficção.
A edição ainda traz texto da editora Vanessa Ferrari sobre a experiência que teve como mediadora de leitura em um presídio paulista. Já o escritor maringaense Marcos Peres, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2014, conta como surgiu seu novo romance, Em busca de Juliana Klein. Inspirado nas viagens que o autor fez para Curitiba, o livro será publicado em julho pela editora Record.
Entre os inéditos, o jornal publica poemas do artista plástico André Dahmer, que acaba de lançar, pela editora Lote 42, a coletânea A coragem do primeiro pássaro, e contos dos escritores curitibanos Guido Viaro e Mariana Sanchez.
O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário