segunda-feira, 22 de junho de 2015

Mostra no MIS apresenta filmes de Rosselini, De Sicca e Visconti

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta, de 23 a 25 de junho, às 19h30, a mostra “Obras-primas do Cinema Neo-realista”. Os filmes serão exibidos no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), com entrada gratuita.
O cinema Neo-realista surgiu na Itália, no período pós-guerra, e inovou a estética cinematográfica com filmes que abordavam os problemas sociais e econômicos da época, abrindo mão dos artifícios hollywoodianos e aproximando a ficção do documentário. Eram rodados em locações naturais e, em alguns casos, protagonizados por atores não-profissionais, respeitando as diferenças culturais e os dialetos das regiões onde eram filmados. Teve grande impacto no cinema mundial e influenciou o surgimento de outros movimentos, como a Nouvelle Vague francesa e o Cinema Novo brasileiro.

DESTAQUE - O filme de abertura da mostra, "Ladrões de Bicicleta" (foto), de Vittorio de Sica, figura em destaque nas listas de melhores filmes de todos os tempos e narra o drama de um trabalhador desempregado que percorre diversos lugares de Roma com o filho pequeno em busca de sua bicicleta roubada.
"Roma, Cidade Aberta", de Roberto Rosselini, é o marco inicial do movimento e foi inspirado por diversos personagens e histórias envolvendo o período em que a capital italiana esteve sob o domínio nazista. O filme que encerra o evento, "A Terra Treme", de Luchino Visconti, ficou conhecido por ser inteiramente interpretado por atores não-profissionais de uma vila de pescadores da Sicília. Eles falam o dialeto típico da região e encenam um drama sobre as difíceis condições de vida no local.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 23 - LADRÕES DE BICICLETA (Ladri di Biciclette, 1948), de Vittorio De Sica, com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell e Sergio Leone. Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci, luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno para procurá-la pela cidade. Classificação indicativa: 12 anos.
  
Dia 24 - ROMA, CIDADE ABERTA (Roma, Citta Aperta, 1945), de Roberto Rosselini, com Marcello Pagliero, Aldo Fabrizi, Anna Magnani e Maria Michi
Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi, é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina, que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro, fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina, sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida. Classificação indicativa: 12 anos.

Dia 25 - A TERRA TREME (LaTerraTrema, 1948), de Luchino Visconti, com Luchino Visconti, Antonio Pietrangeli, Antonio Arcidiacono e Venera Bonaccorso. Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem pescador, junto com a sua família, se revolta contra a exploração que sofre dos seus superiores no porto de Catania, na Sicília. Eles então hipotecam a casa e fundam seu próprio comércio para tentar escapar dos patrões. Só que sem conseguir ajuda de ninguém, eles vão se deparar com muitas dificuldades, e descobrir que a realidade desse modo é ainda mais dura. Classificação indicativa: 12 anos.

O Auditório Brasílio Itiberê está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro. Mais informações: 3321- 4729.

Nenhum comentário:

Postar um comentário