segunda-feira, 29 de junho de 2015

Documentário “Espírito de Contradição”, sobre pensador Newton da Costa, será lançado na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta terça-feira (30), o lançamento do documentário “Espírito de Contradição”, um longa-metragem do diretor Fernando Severo sobre o matemático e filósofo curitibano Newton da Costa. Serão duas sessões gratuitas, às 19h e às 20h30.
Quase desconhecido no Brasil, Newton da Costa ganhou fama mundial no meio acadêmico ao propor um novo ramo na lógica contemporânea que admite contradições, batizado de lógica paraconsistente. Suas teorias se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e são objeto de estudos acadêmicos e seminários em diversos países. Seus escritos são tema de discussões em congressos internacionais e as aplicações se estendem à ciência da computação, inteligência artificial, robótica, psicanálise e ao direito.
Newton da Costa é autor de uma obra cuja repercussão internacional segue aumentando. Ele começou a se destacar em 1963, quando publicou a tese de cátedra Sistemas formais inconsistentes na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor de cerca de 200 trabalhos sobre lógica, teoria da ciência e fundamentos da física, ele é o único brasileiro membro do seleto Instituto Internacional de Filosofia de Paris, que inclui os mais notáveis filósofos vivos e tem a filiação limitada a 116 pessoas no mundo todo.
As filmagens foram feitas durante cinco dias, em 2014, quando Newton da Costa concedeu longas entrevistas ao cineasta Fernando Severo. A produção percorre diversos pontos da capital paranaense, cidade onde o filósofo nasceu e realizou sua formação acadêmica. Seus depoimentos abrangem tanto dados biográficos quanto suas principais formulações científicas. Antes de realizar o documentário, Severo já havia produzido, em 2006, um curta-metragem sobre o professor.

Pensador curitibano - Newton Carneiro Affonso da Costa nasceu em 1929 e tem três graduações pela UFPR: engenharia civil (1952) e bacharelado (1955) e licenciatura (1956) em matemática. Tornou-se doutor em análise matemática e análise superior em 1961, tendo sido professor da UFPR, da USP e da Unicamp.
O curitibano alcançou grande repercussão mundial quando demonstrou que a lógica clássica, “mãe de todas as lógicas”, não se aplica a alguns campos complexos da ciência, para o qual a lógica paraconsistente é mais indicada.

Fernando Severo - Diretor e roteirista de Curitiba, seus filmes e vídeos venceram mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. Faz curtas-metragens desde 1979 e, em 2003, com o média-metragem “Paisagem de Meninos”, conquistou os prêmios de melhor filme, roteiro, ator e direção de arte no Festival de Gramado. Estreou em longas em parceria com Marcos Jorge no filme “Corpos Celestes” (2009).
Os ingressos serão gratuitos e distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão. Não será permitida a entrada após o início da sessão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário