quarta-feira, 17 de junho de 2015

Camerata Antiqua recebe Coro de Harvard para duas apresentações

O Coro de Harvard vem a Curitiba para apresentações com o Coro da Camerata Antiqua nesta sexta-feira (19) e sábado (20). Durante a semana, além dos ensaios e concertos programados, o regente do Coro de Harvard, Andrew Clark, ministrará um workshop aberto a coristas profissionais.
O objetivo do workshop, que acontece na quarta-feira, dia 17, é promover o aprimoramento técnico e artístico dos coralistas da cidade. Clark, palestrante do workshop, é ganhador do Grand Prize e de dois prêmios de ouro na International Competition for ChamberChoirs em Petrinja, Croácia. O regente também organizou cursos em Harvard com maestros de renome, compositores, e conjuntos, incluindo Sweet Honey in the Rock, Harry Christophers e Maria Guinand.
Para o concerto, o repertório esperado é a síntese da cultura musical de cada país e o resultado das vivências da semana, com a participação dos Coros da FAE, UP, PUC e UFPR. O Coro da Camerata apresentará músicas brasileiras como “O Cantador”, de Nelson Motta e “Angélica”, de Chico Buarque e Heitor Villa-Lobos.
Já o Coral Harvard-Radcliffe Collegium Musicum baseia-se em obras orquestrais, incluindo musicas sacras e seculares de compositores como Palestrina, Byrd, Dufay, Tallis, Brahms, Rachmaninoff, Debussy, Ravel, Britten e Barber.
O evento faz parte da intenção do Coro da Camerata de aumentar a troca de experiências musicais com outros grupos. “Esta troca contribui significativamente no âmbito artístico e social do grupo. Conhecer o modo como ensaiam e suas técnicas é importante para aperfeiçoar as nossas também” explica Darci Almeida, coordenadora do Coro da Camerata.
A troca de experiências também é o objetivo do grupo de Harvard, que está em turnê pelo Brasil desde o final de maio e já passou por São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro "explorando a rica cultura musical do Brasil e oferecendo aos alunos uma inesquecível experiência musical, acadêmica e de imersão cultural", como eles próprios definiram em seu site.

A apresentação do dia 19 de junho acontece às 20h, no Plenário Pedro Tavares do Tribunal Regional do Trabalho (Carlos de Carvalho, 538, Centro). A do dia 20 de junho será às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário