terça-feira, 23 de junho de 2015

Biblioteca realiza palestra-show sobre acessibilidade nesta sexta-feira

Marcus Welby realiza palestra-show nesta sexta-feira, 26 de junho, a partir das 14h, no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar na BPP. Durante o evento, promovido pela Seção Braille, o autor lança o livro “Uma escola inclusiva requer uma sociedade inclusiva: avanços e desafios”. A entrada é franca.
Aos 12 anos, após deslocamento de retina, Welby perdeu a visão. E, apesar da deficiência, formou-se em musicoterapia, é mestre em educação musical, especialista em fonoaudiologia e doutor em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele também toca violão e costuma dizer que o instrumento musical é “um aliado”.
Na performance que vai realizar na BPP, Welby deve transitar entre música e diálogo verbal com a plateia. Ele trabalha, entre outras questões, com o conceito de acessibilidade numa perspectiva que contemple a vida cotidiana das pessoas com deficiência.
As barreiras existentes, por exemplo, no entorno de uma escola são entraves tão significativos como aqueles do ambiente da sala de aula. Portanto, deve-se ampliar esta preocupação para além dos muros escolares, visto que promover autonomia e independência de um aluno com deficiência é possibilitar mecanismos de superação diante das barreiras impostas em seu cotidiano”, diz Welby, antecipando o que vai apresentar ao público na sexta-feira.

Mais informações: 3221-4980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário