sexta-feira, 26 de junho de 2015

"Escritibas na Rua" comemoram seu primeiro ano na Feira do Poeta deste domingo

Com o intuito de divulgar seus trabalhos e também enriquecer a cena literária curitibana, um grupo de escritores independentes criou em junho de 2014 os "Escritibas na Rua". A partir de então, passaram a fazer saraus literários em cafés, bares, teatros, bibliotecas e livrarias e conquistaram um espaço na Boca Maldita e no Largo da Ordem, onde aos sábados e domingos vendem seus livros, uma oportunidade de fazer um corpo a corpo diretamente com o leitor.
O grupo é formado por escritores de diversos estilos: romancistas, poetas, cronistas, haicaístas, minicontistas, trovadores. Cada um buscou no mercado editorial sua forma de publicação, seja em parceria com editoras ou de forma independente. Mas o coletivo não é formado só por escritor que publicou, muitos têm seus textos divulgados em redes sociais ou guardados na gaveta. Aliás, uma das formas de fortalecimento do grupo é o fato de incentivar quem tem seus escritos ainda engavetados ou escondidos entre a timidez e a vontade de mostrar, de ser lido, de ser descoberto.
Com a reabertura da Feira do Poeta, o grupo encontrou uma casa, um cantinho especial, onde acontecem eventos semanalmente, como lançamentos, saraus e oficinas, além de ser um ponto de encontro e uma das grandes referências literárias de Curitiba. Dentre os projetos dos Escritibas estão a publicação de uma antologia, a de poemas em embalagens de pão e a de um livreto com poemas de cada integrante para distribuição gratuita.
Em comemoração ao primeiro ano do grupo, acontecerá neste domingo, dia 28, na Feira do Poeta, das 9h às 15h, um evento especial com declamações, música e autógrafos. Mais informações na página dos Escritibas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário