terça-feira, 23 de junho de 2015

David Tavares toca flamenco na série Solo Música

David Tavares é a atração do Solo Música desta terça-feira (23), às 20h, na Caixa Cultural. Nascido em Guarapuava, ele deixou o Brasil em 1987 rumo a um sonho: em Madri, Espanha, especializar-se em violão flamenco, dominar a linguagem do gênero musical que tornara sua paixão, tendo Paco de Lucia como a principal referência, como ocorreu com muitos violinistas ou guitarristas de sua geração. Quase três décadas depois, David continua residindo na Espanha e traz em sua música algo que o gênero conquistou pós-Paco: tornou-se linguagem universal, que pode ser apreendida mesmo por estrangeiros.
David Tavares é a demonstração clara disso, de que a música de um país pode ser absorvida por músicos de outros lugares e, através deles, ampliar sua importância no mundo”, diz Alvaro Collaço, produtor e curador da Série, para quem um gênero musical não pode se restringe à nacionalidade de um artista. “Não pode-se pensar que o flamenco é gênero só para espanhóis, como há muito tempo não se imagina o rock um gênero só para ingleses”, explica. O Flamenco é música, canto e dança e tem origem nas culturas cigana e mourisca, principalmente da região da Andaluzia, na Espanha. É um dos símbolos da cultura espanhola e em 16 de novembro de 2010 tornou-se pela ONU patrimônio imaterial da humanidade. Em termos de música, sua explosão surgiu através dos discos e, de forma mundial, com Paco de Lucia, compositor falecido ano passado e símbolo do Flamenco desde a segunda metade dos anos 60.
No recital do Solo Música, David Tavares faz uma homenagem ao violão flamenco dos séculos XX e XXI, e traz obras de compositores como Paco de Lucia (1947-2014), Estevan de San Lucar (1910-1989), Mario Escudero (1928-2004) e Salvador Gutierrez (1970). Traz ainda composições próprias e de autores brasileiros como Murillo da Rós e Fernando Deghi. Tavares mostra no recital ritmos bem diversos, que formam o Flamenco, como a Granaína, o Soleares, a Buleria e a Alegria.

Um brasileiro em Madri - David Tavares estudou violão com Valdomiro Prodóssimo em Curitiba e, em 1987, viajou a Madri para estudar violão flamenco com Oscar Herrero, que mais tarde o convida para participar nas suas turnês. Na Espanha, David estudou com Rafael Morales, Mario Juarez, Arturo Lledó, Luis Guerra e Hebe Onesti. Desde então tem participado em várias turnês e gravações de artistas como Diego el Cigala, Pasión Vega, Carmen Linares, Pastora Soler, Victoria Abril, Carlos Cano, Azucar Moreno e Joaquin Cortes. E em apresentações na Espanha de Jorge Benjor, Maria Creuza, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos e Armandinho Macedo.
Participou de festivais importantes como Yamaha Music Quest (Japão), Womad (Caceres), Cannes Guitarre Pasión (França), Festival de Guitarra de Córdoba, Festival de Guitarra de Rabat(Marrocos) e Percpan (Salvador). Trabalhou como produtor musical em discos de vários artistas como Corto García, Beatrice Binotti, Paul Velmore y Fernando Cea e Eliza Borges. Em 2002 lança seu primeiro CD “Un Brasileño en Madrid” com a participação de vários artistas de flamenco. No ano 2005 lança seu DVD gravado no concerto ao vivo no Palácio Real de Madrid. Seu mais recente CD é “Un Toque de Color”, na qual apresenta suas composições que mesclam a música brasileira e flamenca.

A apresentação de David Tavares dentro da Série Solo Música, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Mais informações pelo fone 2118-5111. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário