segunda-feira, 14 de abril de 2014

A trajetória do mangá no Brasil ganha publicação

A Gibiteca de Curitiba recebe nesta terça-feira (15), a partir das 19h, o lançamento do livro “Além dos Olhos Grandes”, de Ana Carolina Pereira. A publicação é o resultado de pesquisa acadêmica da sobre a história, características e trajetória do estilo mangá no Brasil. O projeto foi viabilizado com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Banco do Brasil por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Mecenato Subsidiado de Curitiba.
Segundo Ana Carolina o livro explica os fundamentos do mangá e mostra que o estilo vai muito além dos olhos grandes e cabelos coloridos tão populares atualmente, e que histórias em quadrinhos são excelentes para o aprendizado. Dividido em três partes, a publicação conta com as ilustrações Maxwell Alves, Cristiano Procópio e Kátia Villagra. O livro estará à venda no lançamento por R$ 20,00. Mais informações em http://alemdosolhosgrandes.blogspot.com.br

Dia Mundial do Desenhista - Para celebrar o Dia Mundial do Desenhista, a Gibiteca de Curitiba promove nesta terça-feira (15 de abril), a partir das 19h, o primeiro encontro de ilustradores profissionais atuantes na área para debaterem o atual mercado em Curitiba e trocar suas experiências com o público. As estratégias de produção, a comercialização de ilustrações e os “cases” de serviços estarão entre os temas abordados. 
Uma oportunidade única para aqueles que já trabalham com ilustração e querem se manter atualizados com o que ocorre na cidade e para aqueles que planejam seguir carreira como ilustradores profissionais.

Sobre a data - O dia 15 de abril foi instituído como o "Dia Mundial do Desenhista" em 2011, por meio de uma votação da Associação Internacional das Artes (IAA), maior organização não-governamental de artistas visuais –- criada em 1954, por iniciativa da Unesco.
A data foi escolhida em homenagem ao grande gênio italiano Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452.

Profissionais confirmados no debate:
Walkir Fernandes – Dogzilla Studio;
Marcelo Lopes – Estúdio Degradee;
Rafael Mox – Estúdio Leite Quente;
Marcelo Bittencourt – MundoCircus e diretor de arte do POSITIVO;
Dirceu Veiga – Ilustrador e Art coffe-art;
Fabrizio Andriani – ZNORT ilustradores;
Ibraim Roberson – Clubcomics;
Tadao Miaqui – Ilustrador e animador;
Natan – Ilustrador e caricaturista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário