segunda-feira, 7 de abril de 2014

Glauco Flores de Sá Brito ganha mostra inédita no mini-Guaira

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e o Centro Cultural Teatro Guaíra inauguraram nesta segunda-feira uma exposição dedicada a uma das personalidades mais importantes da poesia, do teatro e da televisão, o gaúcho Glauco Flores de Sá Brito (1919-1970), que viveu em Curitiba a maior parte de sua vida. A mostra “Glauco – Homem de Teatro, Homem de Poesia” fica em cartaz até o final de 2014.
A exposição tem curadoria de Fernando Severo e Áldice Lopes, e resgata materiais bastante raros e nunca mostrados ao público, como cartas e referências elogiosas escritas por Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, entre outros intelectuais com os quais se correspondia, fotos e programas teatrais pertencentes aos acervos do MIS, Teatro Guaíra e ao Acervo Aristeu Berger. A mostra ocupa as paredes do acesso ao miniauditório do Teatro Guaíra que leva o nome do artista.
No palco deste miniauditório, na terça-feira (8), também às 19h30, artistas se revezam na leitura de poemas e depoimentos sobre o autor, que morreu em 1970, aos 51 anos. A leitura tem direção de Marcos Damasceno. Tanto a visitação da mostra quanto o evento do dia oito têm entrada gratuita.

INOVADOR E MÚLTIPLO - Glauco desenvolveu, na capital paranaense, talento incomparável em várias áreas, sempre avançado para a época. Criou e dirigiu diversos grupos teatrais, entre eles o Teatro Experimental Guaíra, em 1956, junto com Ary Fontoura e Dalton Trevisan. Publicou os livros “O Marinheiro” e “Cancioneiro do Amigo”. Seu terceiro livro de poesia, “Azulsol”, foi editado somente depois de sua morte. Em 1961, Glauco foi pioneiro também na televisão, escrevendo, dirigindo novelas e adaptando clássicos da literatura para as telas.

Um comentário:

  1. Minha mãe era prima do Glauco. Eu era adolescente quando ouvi falar dele. E por coincidência, também dediquei-me à Poesia.

    ResponderExcluir