quarta-feira, 23 de abril de 2014

Obra de Harry Crowl tem estreia mundial na Capela Santa Maria

A Capela Santa Maria Espaço Cultural tem como atração, às 20h destas quarta e quinta-feiras (23 e 24), um programa que combina a música de câmara tradicional com a estreia mundial de uma obra contemporânea. Serão executados o consagrado “Concerto para violino, piano e quarteto de cordas, opus 21”, do compositor francês Ernest Chausson, concluído em 1891, e o “Concerto número 3”, também para violino solista, piano e quarteto de cordas, de Harry Crowl, escrito especialmente para o projeto de música de câmara da Capela Santa Maria.
As apresentações estarão a cargo do violinista suíço Egidius Streiff e do pianista paranaense Luiz Guilherme Pozzi, acompanhados por um quarteto de cordas formado por Rafael Stefanichen Ferronato, Atli Ellendersen, Leila Taschek e Faisal Husein, todos músicos atuantes em Curitiba.
O “Concerto número 3 para violino, piano e quarteto de cordas”, que pela primeira vez será mostrada ao público, integra a extensa produção de Harry Crowl, que desenvolveu um estilo muito pessoal de composição, com peças concebidas como um painel musical, no qual a maior parte das ideias nunca é repetida. Nascido em Minas Gerais, em 1958, Harry Crowl é compositor e musicólogo. Radicado em Curitiba, atua como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), diretor artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e produtor de programas de rádio.
Sua música tem sido executada e transmitida frequentemente no Brasil e em vários países por grupos e orquestras, como o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha), Orchestre de Flutes Français e Ensemble 2E2M (França), Moyzes Quartet (Eslováquia), The George Crumb Trio (Áustria), Orquestras de Câmara da Rádio Romena e da Cidade de Curitiba, Orquestras Sinfônicas do Paraná, Minas Gerais e de Campinas (SP).
Entre as obras que compõem o catálogo de Harry Crowl, com mais de uma centena de títulos, destacam-se os concertos para oboé e cordas e para piano e orquestra, e “Sicut erat in principio”, para orquestra sinfônica.
Os ingressos para estes espetáculos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário