sexta-feira, 4 de abril de 2014

Revista de quadrinhos revela humor feminino de cartunistas

Os mais diversos temas servem de inspiração para os desenhos de mulheres cartunistas que integram a revista “As Periquitas”, com lançamento às 19h deste sábado (5), na Gibiteca de Curitiba, instalada no Solar do Barão. O trabalho de humor em quadrinhos é uma iniciativa da cartunista Crau da Ilha, que também participou de outra publicação pioneira nessa área, a revista “O Bicho”, editada pelo humorista Fortuna nos anos de 1970.
“As Periquitas” é um projeto antigo de Crau da Ilha, idealizado em meados da década de 1990, quando chegou a entrar em contato com 40 desenhistas, autoras de cartuns e charges ou de quadrinhos. Entretanto, como não havia estrutura para criar a revista, o projeto foi adiado. A disposição para fazer ressurgir a revista do campo das ideias teve um longo processo, partindo da postura ética de Cristina Merlo, pesquisadora de quadrinhos e vencedora do Troféu HQMix de 2004, com a tese sobre a revista “O Tico-Tico”, publicação brasileira de quadrinhos que circulou de 1905 a 1977.
Em 2000, Crau ofereceu o projeto para que Cristina o desenvolvesse, visto que a pesquisadora tinha contato com diversos profissionais da área. No final de 2013, encontraram-se no facebook, justamente quando havia um editor interessado em produzir a revista, e Cristina fez questão que Crau participasse de todo o trabalho. "Esse tipo de atitude é justamente no que acredito, assim como acredito no respeito aos direitos autorais e em outros valores éticos que tratamos de estimular ou de despertar pela crítica de costumes, por meio do cartum”, ressalta Crau. 
A equipe de produção de “As Periquitas” conta, além de Crau e Cristina, com o apoio do editor e também cartunista Franco de Rosa, ao lado de colaboradores como Mariza Dias Costa, Claudia Kfouri, Natalia Forcat, Laerte e outras autoras de várias gerações e tendências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário