quinta-feira, 3 de abril de 2014

Museu Oscar Niemeyer abre exposição com fotografias tiradas por crianças da Favela do Jacarezinho

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no dia 5 abril, sábado, às 11 horas, no Hall entre as salas 3 e 6, a exposição “O Muro”. Com curadoria do artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues a mostra segue até o dia 8 de junho e a entrada na abertura será gratuita. Além disso, no dia 8 de abril, terça-feira, das 16h às 18h o artista realizará um workshop para apresentar um pouco mais sobre o projeto ao público.
“O Muro” é uma mostra interativa que apresenta 80 fotografias tiradas por crianças e adolescentes da Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A instalação é resultado do projeto “Eu Sou”, que desde 2003 desenvolve um trabalho de artes plásticas com crianças da comunidade. A proposta para montar a instalação era que elas fotografassem o lugar onde moram para mostrá-lo a pessoas que não o conhecem, seguindo a estética artística à qual foram apresentadas.  
Construído com 80 blocos, “O Muro” guarda no interior os olhares das crianças (fotos), mas seus olhos estarão fotografados do lado de fora, com o intuito de humanizar ainda mais a instalação e instigar a curiosidade das pessoas de olhar através de um buraco (feito na íris) e descobrir o que há do outro lado.
A principal finalidade do projeto, como explica Helio Rodrigues, é reconstruir a identidade por meio da arte e desconstruir “muros” que existem na sociedade ampliando opiniões, reduzindo preconceitos e aceitando as diversidades. “A arte não aceita limites, é um meio para transformar vidas. Atravessa, transgride, rompe ou até mesmo absorve os obstáculos e deles faz ferramenta”, analisa o artista plástico.

Workshop - Para que o público entenda um pouco mais sobre o universo do projeto, Helio Rodrigues dará um workshop no MON. O público irá interagir com conceitos, elementos e materiais, os mesmos usados pelos jovens da Favela do Jacarezinho. O visitante poderá acompanhar palestras para entender melhor como foi erguido “O Muro”. O encontro pretende aprofundar o diálogo com o público e alertar sobre a inclusão social de jovens da favela na sociedade.
O workshop será realizado dia 8 de abril (terça-feira), das 16 às 18 horas, no espaço da Ação Educativa do museu. O evento é destinado a profissionais da área educacional e terapêutica, pais e pessoas acima de 18 anos. A entrada será gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo número 3350-4412, são 60 vagas. Cada participante precisa trazer um celular com câmera ou uma máquina fotográfica digital para participar.
A exposição já esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Depois de Curitiba, segue para outras capitais. Tem patrocínio do Laboratório Farmoquímica (FQM) e apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Helio Rodrigues - Aos 20 anos, em 1969, fez sua primeira exposição individual e iniciou sua participação no mercado de arte brasileiro. No ano seguinte fundou o Atelier de Artes Helio Rodrigues, escola de artes para crianças e adultos.
Professor de artes e arte-educação em várias instituições de ensino no Brasil, é autor do projeto social “EU SOU” desenvolvido desde 2003 que busca a reconstrução da identidade por meio da arte em crianças e jovens em situação de risco.
Helio Rodrigues já participou de 37 exposições individuais e 86 coletivas, salões, leilões e feiras de arte. É autor dos livros “Jogos sem Regras” e “Vertigens do Vazio”.

Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário