quinta-feira, 24 de abril de 2014

“O Duelo”, de Tchekhov, chega a Curitiba

A Caixa Econômica Federal é patrocinadora do espetáculo “O Duelo”, que a mundana companhia traz a Curitiba, de 24 a 27 de abril, no Teatro Sesi, no Jardim Botânico. A adaptação da novela homônima do consagrado contista, dramaturgo e novelista russo Anton Tchekhov (1860-1904) é de Vadim Nikitin e Aury Porto, que também é idealizador do projeto e divide a produção com a atriz Camila Pitanga.
A direção é de Georgette Fadel e o elenco é formado por Aury Porto, Camila Pitanga, Carol Badra, Fredy Allan, Guilherme Calzavara, Otávio Ortega, Pascoal da Conceição, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino.
A história inquietante, escrita em 1891, se desenrola sob o calor quase alucinógeno do litoral do lendário Mar Negro. Ali surge a tensão entre dois personagens com visões de mundo antagônicas: um, a típica caricatura do herói romântico russo sem caráter; o outro, um darwinista social.
Repleta de simbolismo, a montagem conta com música ao vivo, um vigoroso trabalho corporal feito por Tarina Quelho, direção vocal e interpretativa de Lúcia Gayotto, iluminação de Guilherme Bonfanti e direção de arte de Laura Vinci. Algumas das 92 peças que compõem o figurino criado por Diego Costa foram assinadas pelos estilistas convidados Alexandre Herchcovitch, Paula Pinto e Lino Villaventura. Compõe a cenografia obra do artista plástico carioca Franklin Cassaro.
 “O Duelo” é a sexta encenação da mundana companhia (sempre escrito com letras minúsculas) e encerra uma tetralogia de autores russos iniciada com “O Idiota”, de Fiódor Dostoiévski, apresentada no Rio de Janeiro em 2011 (Galpão do Espaço Tom Jobim) e 2012 (Fábrica Bhering).

mundana companhia - Desde o ano 2000, inspirados pela militância política dos artistas de teatro de São Paulo que participavam do movimento “Arte Contra a Barbárie”, Aury Porto e Luah Guimarãez desejavam criar um núcleo artístico formado essencialmente por atores-produtores. A partir daí, um diretor, com afinidades afetivas e estéticas com os membros da companhia, seria convidado a participar de cada produção.
A mundana companhia já produziu os espetáculos “A Queda”, em 2007, adaptado e dirigido por Aury Porto a partir do romance homônimo de Albert Camus; “Das Cinzas”, de 2009, texto de Samuel Beckett adaptado e dirigido por Aury Porto, em parceria com a atriz e dançarina francesa radicada no Brasil Renée Gumiel; “O Idiota – Uma Novela Teatral”, de 2010, adaptação da obra homônima de Fiódor Dostoiévski com direção de Cibele Forjaz; “Tchekhov 4 - Uma Experiência Cênica”, de 2010, com direção do russo Adolf Shapiro e “Pais e Filhos”, de 2012, nova direção de Shapiro para adaptação do romance homônimo de Ivan Turguêniev.

O Teatro Sesi  está localizado na Av. Comendador Franco, 1341 (sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico) e as apresentações acontecem de quinta-feira (24) a domingo (27) às 20h. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Informações: 3271-7719 ou 3315-0808. O espetáculo e recomendado para maiores de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário