quarta-feira, 30 de abril de 2014

Espaços culturais do Governo do Estado no Dia do Trabalho

Neste 1º de maio, os museus da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) funcionam em horário diferenciado, exceto o Museu Oscar Niemeyer, que abre das 10h às 18 horas. No dia 2 de maio (sexta-feira) o funcionamento é normal. A Biblioteca Pública do Paraná estará fechada durante o Dia do Trabalho, mas funciona normalmente nos dias 2 e 3 de maio (sexta-feira e sábado). Confira algumas atrações.
Quem for ao Museu Alfredo Andersen vai conferir a mostra “Ser Maria, eis a questão”, organizada pelo Grupo Lupa, que mescla linguagens artísticas como fotografia, música, escultura, literatura e performance. Buscando um panorama atual da relação da mulher com o ambiente, o Grupo Lupa foi a campo e obteve relatos de vida, pensamentos e atitudes para mostrar o modo de viver e o pensamento da mulher na sociedade atual.
No Museu Oscar Niemeyer, que funcionará normalmente durante o ferido, é possível conferir as exposições “Nos Intervalos entre as coisas importantes, nos minutos a toa - José Bechara”, “O Muro”, “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura” (foto), “Revisitações Plásticas – Arte Mexicana”, “Heist Films”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e o “Pátio das Esculturas”. Além das exposições, há ainda a sala em homenagem ao artista Waldemar Freyesleben.
Os visitantes do Museu Paranaense poderão conferir exposições que revelam detalhes e curiosidades da história do Paraná: “Rituais indígenas e a fabricação do corpo”, “Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba”, “Modos e Modas”, “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante”, "Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, além do Memorial à Indústria da Erva-Mate e da mostra “160 anos da Emancipação Política do Paraná”.
Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) abriga as exposições “A Geodésia museológica”, com curadoria de José Francisco Alves, que apresenta obras do acervo do MAC que dizem respeito a territórios, paisagens, lugares concretos e universos imaginários. Além de “[Conciliar]”, da artista plástica curitibana Uiara Bartira, que traz desenhos inéditos e gravuras realizadas entre 1985 e 2010, e “Leveza e Tensão”, de Eleonora Fabre, com obras produzidas entre 2011 e 2012. O trabalho é o resultado da união de dois objetos encontrados aleatoriamente. São instalações com objetos que tratam de tempo, memória vivida e personagens.
É possível visitar também o Museu do Expedicionário, que tem em seu acervo armas, uniformes, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações e documentos que contam um pouco sobre a participação dos soldados do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Há também peças representativas das três forças armadas brasileira: uma âncora, um carro de combate e um avião Thunderboldt P-47 D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário