terça-feira, 8 de abril de 2014

Festival Varilux de Cinema Francês exibe 16 filmes na edição 2014

Nesta quarta-feira (9), tem início o Festival Varilux de Cinema Francês, mostra que exibe os melhores e mais recentes filmes franceses. Até dia 16 de abril serão exibidos 16 filmes, dos mais variados gêneros, no UCI Estação e no Espaço Itaú de Cinemas, no Shopping Crystal. A Aliança Francesa de Curitiba é uma das copatrocinadoras do Festival e, junto à Fnac Viagens, organiza a pré-estreia do evento, que contará com a exibição do filme “Yves Saint Laurent”, do cineasta Jalil Laspert.
Em sua 5ª edição, o Festival está presente em 70 cinemas, espalhados em 45 cidades de todo o país. A mostra estima 100 mil espectadores que, durante estes oito dias, poderão conhecer o que há de melhor na filmografia francesa recente.
A ocasião marca a estreia nacional dos filmes “Yves Saint Laurent”, de Jalil Laspert, uma biografia sobre um dos mais famosos estilistas franceses, e “Uma Viagem Extraordinária”, de Jean-Pierre Jeunet, o mesmo diretor do célebre longa-metragem “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.
Entre os filmes exibidos também destacam-se os premiados “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne, ator que estreia na direção, já com sucesso de bilheteria no último ano na França, e “Uma Juíza sem Juízo”, de Albert Dupontel, que contou com mais de dois milhões de espectadores na França. Na cerimônia do ‘César’ 2014, maior premiação de cinema do país, “Eu, Mamãe e os Meninos” recebeu cinco estatuetas, entre elas de melhor filme e melhor ator, pela atuação de Guillaume Gallienne, e “Uma Juíza sem Juízo” recebeu a premiação de melhor atriz pela atuação de Sandrine Kiberlain.
É uma satisfação para a Aliança Francesa de Curitiba ajudar a promover e a difundir a cultura francesa por meio do cinema. O Varilux é uma das principais mostras do cinema francês no Brasil, que permite às pessoas conhecer um pouco mais da nossa filmografia moderna”, afirma o diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Christian Dejour.
A programação completa pode ser encontrada no site: http://variluxcinefrances.com


A Grande Volta (La grande boucle)
De Laurent Tuel, com Clovis Cornillac, Bouli Lanners, Ary Abittan, Elodie Bouchez. 2012 – Comédia – 1h38.
François é apaixonado pelo Tour de France. Demitido por seu patrão e abandonado pela mulher, ele vai fazer a “grande volta” saindo um dia antes dos profissionais. Ele é logo seguido pelos outros, inspirados por seu desafio. Os obstáculos são inúmeros, mas os rumores da sua proeza se espalham. As mídias se inflamam, os passantes o aclamam, o Maillot Jaune se enfurece. François deve ser detido.

Antes do Inverno (Avant l’hiver)
De Philippe Claudel, com Daniel Auteuil, Kristin Scott Thomas, Leila Bekhti,
Richard Berry.2012 – Drama – 1h43.
Paul é um neurocirurgião de 60 anos casado com Lucie. Um dia, buquês de rosa começam a ser entregues de forma anônima na casa deles no mesmo momento em que Lou, uma jovem de 20 anos não para de cruzar o caminho de Paul. Então as máscaras começam a cair: será que todos são realmente o que fingem ser? Ainda há tempo, antes da velhice, de ousar e revelar os subentendidos e os segredos?

Eu, Mamãe e os Meninos (Les garçons et Guillaume, à table!)
De Guillaume Gallienne, com Guillaume Gallienne, André Marcon, Françoise
Fabian, Diane Kruger.2013 – Comédia – 1h25.
A primeira lembrança que tenho da minha mãe foi quando tinha quatro ou cinco anos. Ela nos chamava, meus dois irmãos e eu, para o jantar dizendo: “Meninos e Guillaume, está na mesa!” e da última vez que falei com ela pelo telefone, ela desligou me dizendo: “Um beijo, minha querida”; pois é, digamos que entre essas duas frases, há alguns mal-entendidos.

Grandes Garotos (Les Gamins)
De Anthony Marciano, com Alain Chabat, Max Boublil, Sandrine Kiberlain, Mélanie Bernier.2012 – Comédia – 1h35.
Logo depois de ficar noivo, Thomas conhece seu futuro sogro, Gilbert, casado há 30 anos com Suzanne. Gilbert, desiludido, está convencido de que deixou a vida passar por causa do seu casamento. Ele dissuade Thomas a se casar com sua filha Lola e o motiva a abandonar tudo junto com ele. Eles se lançam numa nova vida de garotos, cheia de peripécias, convencidos de que a liberdade é isso. Mas qual é o preço de retomar seus sonhos de adolescente?

Lulu, Nua e Crua (Lulu Femme Nue)
De Solveig Anspach, com Karin Viard, Bouli Lanners, Claude Gensac. 2013 –
Comédia dramática – 1h27.
Após uma entrevista de emprego que não é boa, Lulu decide não voltar para casa e parte deixando o marido e seus três filhos. Ela não premedita nada. Ela se concede alguns dias de liberdade sem outro projeto além de aproveitar plenamente. No caminho, Lulu cruza com pessoas que também estão na beirada do mundo. Três encontros decisivos vão ajudar Lulu a reencontrar uma antiga conhecida que ela perdeu de vista: ela mesma.

O Amor é um Crime Perfeito (L’amour est un crime parfait)
De Jean-Marie Larrieu et Arnaud Larrieu, com Mathieu Amalric, Karin Viard, Maïwenn, Sara Forestier, Denis Podalydès. 2013 – Thriller – 1h51.
Professor de literatura na Universidade de Lausanne, Marc tem a fama de colecionar aventuras amorosas com suas alunas. Alguns dias após o desaparecimento da mais brilhante entre elas, que foi sua última conquista, ele encontra Anna, que tenta saber mais sobre sua nora desaparecida.

O Passado (Le passé)
De Asghar Farhadi, com Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mossafa. 2013 – Drama – 2h10.
Após quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris de Teerã, a pedido de Marie, sua esposa francesa, para assinar o divórcio deles. Durante sua estada, ele descobre a relação conflituosa entre Marie e sua filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar essa relação vão revelar um segredo do passado.

Os Incompreendidos (Les quatre cents coups)
De François Truffaut, com  Jean-Pierre Léaud, Albert Rémy, Claire Maurier. 1959 – Drama – 1h39
O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais Gilberte e Julien Doinel. Rejeitado, Antoine passa a faltar as aulas para freqüentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, vivenciará algumas descobertas e cometerá pequenos delitos em busca de atenção.

Suzanne (Suzanne)
De Katell Quillévéré, com Sara Forestier, François Damiens, Adèle Haenel, Paul Hamy. 2012 – Drama – 1h34.
Filha-mãe na adolescência, Suzanne vive com seu pai caminhoneiro e sua irmã, da qual é inseparável. Sua vida muda quando ela se apaixona por Julien, ladrãozinho que a leva para sua vida de vagabundo. Segue a fuga, a prisão, o amor louco que ela persegue até deixar tudo para trás.

Um Amor em Paris (Paris Follies)
De Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert, Pio Marmai, Jean-Pierre Daroussin. 2013 – Comédia – 1h54.
Com 50 anos, mas ainda muito dinâmicos, Brigitte e Xavier são criadores em Charolles. Seus dois filhos partiram e o casal se vê num face a face incerto, fechado numa rotina que é cada vez mais pesada para Brigitte. Um dia, a festa surpresa de jovens parisienses na casa vizinha acelera a crise latente.

Um Belo Domingo (Un Beau Dimanche)
De Nicole Garcia, com Louise Bourgoin, Pierre Rochefort, Dominique Sanda. 2013 – Comédia dramática – 1h35
Baptiste é professor no sul da França. Na véspera de um fim de semana, contra sua vontade, ele herda Mathias, um dos seus alunos esquecido na saída da escola por um pai negligente. Mathias leva Baptiste até sua mãe, Sandra. Em um dia os três se apaixonam. Mas Sandra tem que ir embora, fugir de uma ameaça por causa de uma dívida. Para ajudá-la, Baptiste deverá voltar às origens da sua vida, ao que ele tem de mais doloroso.

Um Plano Perfeito (Un Plan Parfait)
De Pascal Chaumeil, com Diane Kruger, Dany Boon. 2012 – Comédia – 1h44
Para evitar a maldição que destrói todos os primeiros casamentos da sua família, Isabelle tem uma estratégia para se casar com o homem que ama: encontrar um tolo, se casar com ele e se divorciar. Um plano perfeito se o alvo não fosse o infernal Jean-Yves Berthier, redator de um guia de viagem que ela vai acompanhar do Kilimanjaro a Moscou.

Uma Juíza sem Juízo (Neuf Mois Ferme)
De Albert Dupontel, com Sandrine Kiberlain, Albert Dupontel, Nicolas Marié. 2012 – Comédia – 1h22
Ariane Felder está grávida! É ainda mais surpreendente por ser uma jovem juíza de hábitos rígidos e solteira convicta. Mas o pior é que o pai da criança é nada menos que Bob, um criminoso perseguido por uma terrível agressão! Ariane, que não se lembra de nada, tenta então entender o que pode ter acontecido e o que o aguarda.

Uma Relação Delicada (Abus de Faiblesse)
De Catherine Breillat, com Isabelle Huppert, Kool Shen, Laurence Ursino. 2012 – Drama – 1h44
Vítima de uma hemorragia cerebral, Maud, cineasta, acorda uma manhã hemiplégica e diante de uma solidão inexorável. Presa à cama, mas determinada a continuar seu filme, ela conhece Vilko, embusteiro de gente famosa, ao assistir a um programa na televisão. Maud o quer em seu próximo filme. Eles se encontram. Ele não a deixa mais, tira tudo o que ela tem, mas lhe dá alegrias.

Uma Viagem Extraordinária (L’Extravagant voyage du jeune et prodigieux T.S. Spivet)
De Jean-Pierre Jeunet, com Helena Bonham Carter, Judy Davis, Callum Keith Rennie, Kyle Catlett. 2013 – Aventura – 1h45
 T.S. Spivet vive num rancho isolado de Montana. Garoto superdotado e apaixonado por ciência, ele inventou a máquina de movimento perpétuo, o que o fez receber um prêmio muito prestigioso. Sem dizer nada à família, ele parte, sozinho, para buscar sua recompensa e atravessa os EUA num trem de mercadorias. Mas ninguém imagina que o feliz premiado só tem dez anos e carrega um segredo tão pesado.

Yves Saint Laurent (Yves Saint Laurent)
De Jalil Lespert, com Pierre Niney, Guillaume Gallienne, Charlotte Le Bon, Laura Smet. 2013 – Biopic – 1h46
Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint Laurent assume a famosa marca de alta costura fundada por Christian Dior, falecido recentemente. Em seu primeiro desfile triunfal, ele conhece Pierre Bergé, um encontro que irá mudar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário