sexta-feira, 25 de abril de 2014

Música e teatro animam a Vinada Cultural

A segunda edição da Vinada Cultural, que acontece neste sábado (26), a partir das 10h, no Passeio Público, será animada por shows musicais de bandas curitibanas. Cinco grupos sobem ao palco da Vinada: Gaiteiros de Lume, Daniel Miranda, Cordas e Sanfonas, Thunder Kelt e Trio em Casa. Outra atração do festival gastronômico será o espetáculo de rua “Outros Quinhentos”, que integra o projeto “Arte no Passeio”.
A primeira banda a ser apresentar, às 13h, é a Gaiteiros de Lume, que pesquisa e divulga a música tradicional das regiões de cultura celta, como a Galícia, Irlanda, Escócia e Bretanha. O grupo utiliza instrumentos típicos e raros, encantando o público com uma sonoridade peculiar. A banda se apresenta regularmente em eventos, teatros e pub’s de todo o Brasil. Em 2012, lançou o seu primeiro CD, “Rock Road to Dublin”.
O clarinetista e saxofonista Daniel Miranda toca em seguida, às 14h, acompanhado dos músicos André Prodossimo (violão) e Lucas Miranda (cavaquinho). Daniel, que já participou de vários grupos de Curitiba e tocou com grandes nomes da música brasileira, mostra composições que foram feitas por outros músicos em sua homenagem, por admiração ao seu trabalho. Este é um show especial para os apreciadores da música instrumental, mais especificamente o choro e suas vertentes.
Às 15h, o palco da Vinada Cultural se abre para o espetáculo “Cordas e Sanfonas – Um passeio musical pelo parque”, que celebra o encontro do violeiro Luciano Pazinato e do acordeonista João Pedro Teixeira. Ambos possuem carreiras distintas, mas se encontram neste trabalho mostrando uma faceta pouco conhecida de seus instrumentos. A ideia é fazer um passeio por estilos pouco explorados pela viola e pela sanfona, como o choro, o tango, a bossa e o samba. O repertório é pautado nos clássicos da música brasileira, como “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, “Garota de Ipanema”, de Tom e Vinícius, e também em clássicos internacionais, como “Por una cabeza”, de Carlos Gardel.
A música céltica volta a encantar a plateia às 16h, com a banda Thunder Kelt, que também atua na divulgação da cultura celta e folk. O grupo promete uma verdadeira viagem musical através da sonoridade ancestral das nações celtas. Os músicos tocam vários tipos de instrumentos utilizados nesse gênero musical – gaitas de fole, harpa celta, irishe flute, bodhrán, mandolin, entre outros – misturados a instrumentos populares e eruditos como violão, flauta transversa e violino.
O “Trio em Casa”, formado por Antonio Boldrini (baixo acústico), Vinícius Araújo (quitarra e violão) e Samuel Martinelle (bateria), encerra a festa do Passeio Público neste fim de semana, fazendo o último show às 17h. Formado em 2013 com o propósito de estudar e explorar o repertório tradicional e contemporâneo da música popular brasileira, o trio apresenta choros, clássicos do jazz e da bossa nova, músicas de compositores brasileiros consagrados e também de autores paranaenses.  
Enquanto a música toma conta do palco, às 15h30 haverá a encenação do espetáculo “Outros Quinhentos’, na área próxima ao serpentário do Passeio Público. A peça é uma comédia de costumes, adaptada da peça “O Noviço”, de Martins Pena. Conta a história do órfão Carlos, rapaz sonhador, que é enviado a um seminário por decisão de sua madrinha e tutora. Não tendo vocação para a vida religiosa, Carlos foge do seminário e se dedica a desmascarar o ambicioso Ambrósio, que se casará com sua madrinha.
A Vinada Cultural faz parte da ação “Ocupe o Passeio Público”, que começou nas redes sociais e ganhou o apoio da Gazeta do Povo e da Prefeitura de Curitiba. O evento reunirá 14 barracas de cachorro-quente, entre as de maior destaque na cidade, conforme seleção feita por leitores do site Bom Gourmet. Os cachorros-quentes serão vendidos a R$ 6,00. A expectativa é servir 20 mil sanduíches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário