quinta-feira, 24 de abril de 2014

Peça “Tumba de Cães” está de volta no Teatro Lala Schneider

“Tumba de Cães”, que teve estreia durante Festival de Teatro de Curitiba está em cartaz no Teatro Lala Schneider. Ambientado em um mundo em guerra, o espetáculo, escrito pela italiana Letizia Russo e dirigido por Marino Jr., conta uma história que transita no tempo, sem necessariamente pertencer ao passado: há alusões a guerras diversas e tempos distintos, ao mesmo tempo em que os personagens permanecem presos no espaço caótico da vida contemporânea.
As personagens de “Tumba de Cães” são homens e mulheres degradados a uma condição de mera sobrevivência, de não fazer nada além de esperar. O foco do texto, escrito em 2001, logo após o 11 de setembro, mostra um círculo familiar fechado, em que o excesso de proximidade e o contexto de crise obrigam os personagens a mostrarem o pior de si. O texto aborda esse assunto com muita propriedade e com uma série de referências literárias.
Tal estrutura foi mantida pelo diretor do espetáculo, Marino Jr., que, também devido a suas incursões pela Itália em 2003 e 2011, tem ótimo contato com o teatro europeu atual. Segundo ele, o macrotema apresentado no espetáculo não se resume a uma única guerra, mas aponta para várias: “Fala-se de uma guerra, que poderia ser o Afeganistão ou o Iraque de 2002, a Síria, a Palestina e a Ucrânia de hoje ou o Vietnã de 1975. Ou quem sabe um futuro conflito de grandes potências militares disputando hegemonia no leste europeu ou no norte da África. A genialidade do texto, que procuramos manter na montagem, é ter como foco principal os dramas individuais das personagens que transitam por este contexto mais amplo, da guerra. A escassez de elementos auxilia a criar a atmosfera vazia de que o espetáculo necessita e nos aproxima de uma estética europeia“, finaliza o diretor.
A autora Letizia Russo esteve em Curitiba para assistir à estreia da montagem brasileira no Festival de Teatro de Curitiba deste ano. Considerada como expoente da dramaturgia contemporânea europeia, ela se mostrou contente com o resultado. “O trabalho foi excelente. Há uma grande capacidade dos atores de entrar na história, de se apropriar do texto e dos personagens“, disse na coletiva de imprensa do festival. 
Com Cristóvão de Oliveira, Simone Klein, Andressa Medeiros, Fernando Bachstein, Jader Alves, Pedro Henrique e Daniel Marcondes à frente do elenco, “Tumba de Cães” encerra a temporada no dia 11 de maio com apresentações às quintas-feiras, 21h; sextas-feiras e sábados, 20h; e domingos, 19h; Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). Informações: www.teatrolala.com.br/tumbadecaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário