terça-feira, 15 de abril de 2014

Escritora Donna Tartt se consagra com o Pulitzer de ficção

A escritora norte-americana Donna Tartt venceu o prêmio Pulitzer de ficção com “The Goldfinch”, seu romance mais recente publicado em outubro de 2013. Os vencedores foram anunciados nesta segunda-feira (14), pela Universidade de Columbia. O livro será publicado no Brasil em setembro, pela Companhia das Letras, com tradução de Sara Grünhagen.
De acordo com a organização do prêmio, o livro é "um romance de formação maravilhosamente escrito, com personagens requintados" e que "estimula a mente e toca o coração".
Celebrado pela crítica internacional na época de seu lançamento, “The Goldfinch” é apenas o terceiro romance de Tartt, mas mesmo assim era aguardado como uma dos principais publicações de 2013.
O livro narra a vida de Theo Decker após um acidente que matou sua mãe. Decker cresce órfão, é atraído para o mundo das artes e acaba trabalhando numa loja de antiguidades.
Seus livros anteriores, “A História Secreta” e “O Amigo de Infância”, ambos publicados no Brasil pela Companhia das Letras, foram, igualmente, sucesso de público e crítica.
Os jornais The Washington Post e The Guardian venceram o principal prêmio do Pulitzer, a categoria "serviço público" no jornalismo, pela cobertura do caso de espionagem envolvendo a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). As reportagens, publicadas a partir de junho de 2013 foram feitas depois da divulgação de milhares de documentos secretos pelo ex-agente da NSA Edward Snowden.
O prêmio de "poesia" foi concedido a Vijay Seshadri, poeta de origem indiana. Megan Marshall levou a categoria "biografia" com a história de Margaret Fuller (1810-1850), intelectual que balançou a elite da Nova Inglaterra no século XIX.
O Pulitzer é um dos mais importantes prêmios das letras americanas, e o mais relevante do jornalismo mundial. Mais de 2500 trabalhos são inscritos nas 21 categorias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário