terça-feira, 22 de abril de 2014

Acervo do Museu Paranaense é higienizado e organizado

O Museu Paranaense, espaço do governo do Estado dedicado à preservação da história e cultura paranaense, conta com um acervo de aproximadamente 400 mil itens. Todo esse material passa atualmente por um processo de identificação e limpeza. Além disso, o acervo está sendo armazenado em materiais adequados de acordo com cada tipo de peça. O trabalho é desenvolvido pelos técnicos do espaço há um ano.
A organização e melhor acondicionamento das peças contribuem para a preservação do material, além de facilitar o acesso e visualização do acervo. As duas salas destinadas à reserva técnica do museu estão equipadas com estantes devidamente numeradas. Moedas, documentos, fotos, plumagens, tudo guardado em embalagens de papel paspatur, alcalino ou foam, para fácil manuseio e segurança. “Grande parte do material estava guardado em caixas de papelão, que facilitam a deterioração das peças e dificultam o manejo para montagens de exposições ou acesso de pesquisadores”, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.
As peças maiores, como quadros, esculturas, roupas e máquinas também foram higienizadas e catalogadas. As fotos foram seladas para melhor manuseio, com papel alcalino por dentro, para prevenir o mofo. Cada moeda ou medalha está armazenada em paspatur do tamanho exato da peça, ou seja, cada item do acervo tem seu espaço próprio. Muitas tecnologias de preservação foram desenvolvidas pela própria equipe do museu.
Com toda essa organização será possível que as obras que compõem o acervo do Museu Paranaense entrem de forma organizada e mais rápida na plataforma tecnológica Pergamum Museus, software que permite que os acervos sejam disponibilizados ao público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário