quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cristóvão Tezza e iraniano Mohsen Emadi abrem Festa Literária das Periferias em escola municipal

O premiado escritor Cristóvão Tezza, que acaba de lançar um novo livro - "O Professor" - e o iraniano radicado no México Mohsen Emadi abrem nesta sexta-feira (25) a Festa Literária das Periferias – FLUPP Brasil, que acontece até sábado na Escola Municipal América Sabóia, na Vila Verde (rua Emílio Romani, 316, Cidade Industrial), antes de seguir para outras três cidades-sede da Copa do Mundo. A feira, que tem caráter nacional, vai promover conversas literárias entre duplas formadas por autores paranaenses e estrangeiros, além de uma série de palestras sobre escritores brasileiros,
Mohsen Emadi, poeta perseguido pelo regime autoritário de seu país, vem à FLUPP Brasil com apoio do ICORN – International Cities of Refuge Network. A entidade, que abriga escritores refugiados em diversos pontos do planeta, busca parcerias no Brasil para construir abrigos, inclusive em Curitiba.
Também entram em campo para conversas literárias sobre o global e o local José Castello e o sul-coreano Kim Young-ha, Luci Collin e o mexicano Juan Pablo Villalobos e Rogério Pereira e argelino Abdelkader Djemaï.
A festa mundial do futebol é o momento oportuno para as discussões que serão travadas durante o evento sobre o pensamento de quatro grandes estudiosos do Brasil e dos brasileiros: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Mário de Andrade e Darcy Ribeiro. O pensamento desses autores servirão de ponto de partida para a produção de textos de novos escritores, à margem dos grandes circuitos literários, que terão a chance de ser publicados em um livro reunindo 40 textos curtos de participantes das quatros edições da FLUPP Brasil.
A FLUPP Pensa, realizada em anos anteriores no Rio de Janeiro, possibilitou uma carreira literária sólida a muitos autores. A FLUPP Brasil acontecerá em Curitiba com o apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal de Educação. “Esperamos que em Curitiba o evento incentive a descoberta e a revelação de talentos e que possibilite à cidade inserção em um processo continuado de formação de leitores e autores”, diz a secretaria de Educação de Curitiba, Roberlayne Borges Roballo.

Programação:

25 de abril
8h30 à 10h – Mesa: Cristovão Tezza e Mohsen Emadi (Irã)
10h30 às 11h30 – Palestra: Yolanda Linda Lobo fala sobre Darcy Ribeiro
14h às 15h – Palestra: Marcos Alvito fala sobre Gilberto Freyre
15h30 às 17h – Mesa: José Castello e Kim Young-há (Coreia do Sul)

26 de abril
9h às 10h30 – Mesa: Luci Collin e Juan Pablo Villalobos (México)
11h às 12h – Palestra: Eduardo Jardim fala sobre Mario de Andrade
14h às 15h – Palestra: Bernardo Buarque de Holanda fala sobre Sérgio Buarque de Holanda
15h30 às 17h – Mesa: Rogério Pereira e Abdelkader Djemai (Argélia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário