terça-feira, 15 de abril de 2014

Obra de Manoel Carlos Karam será apresentada no Miniauditório do Guaíra

A peça “Duas Criaturas Gritando no Palco”, de Manoel Carlos Karam, será apresentada nesta terça-feira (15) no Miniauditório do Teatro Guaíra, como parte do ciclo Teatro do Paraná em três atos – história, leituras dramáticas, depoimentos. Montada pelo grupo Cambutadefedapada, a peça tem direção de Gabriel Gorosito.
O ciclo contempla dramaturgos do Paraná e será realizado uma vez por mês até dezembro, para debater e promover o teatro paranaense, como explica a diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mara Moron.
Todas as leituras serão seguidas de depoimentos de autores, atores ou personagens envolvidos com o assunto. O material está sendo gravado para contribuir com a preservação da memória da cultural local.

REFLEXÃO - A ideia, de acordo com Mara Moron, é fazer uma reflexão sobre o teatro do Paraná, que já viveu momentos importantes, de repercussão nacional. Cada um dos eventos é dirigido por um diretor premiado com o Gralha Azul nos últimos dez anos. Entre eles estão George Sada (maio), Edson Bueno (junho), Paulo Biscaia (julho), Maurício Vogue (agosto), Letícia Guimarães (setembro), Márcio Abreu (outubro), Ana Rosa Tezza (novembro) e Roberto Innocente (dezembro).
O ciclo foi iniciado no dia 7 deste mês, com leitura de poemas dirigida por Marcos Damasceno e exposição sobre Glauco Flores de Sá Brito, que dá nome ao miniauditório.
No dia 8, a professora e pesquisadora Marta Morais da Costa conduziu seminário sobre a história do teatro paranaense. Ela é autora de "Palcos e jornais", um estudo sobre o teatro em Curitiba de 1900 a 1930, editado pela editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Para incentivar a participação de estudantes, o Teatro Guaíra vai conceder certificado de extensão universitária para quem comparecer, ao menos, a 75% dos eventos. A entrada é franca.

TEATRO MARGEM - O texto de Manoel Carlos Karam vai incentivar debate sobre o grupo Teatro Margem, criado em 1973 pelo dramaturgo, com participação do hoje premiadíssimo iluminador Beto Bruel, dos cartunistas Luiz Antonio Solda e Luiz Rettamozzo, do escritor Dante Mendonça, dos atores Ione Prado e Alberto Centurião, entre outros. O debate e as entrevistas serão conduzidos pelo ator Chico Nogueira, que também fez parte do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário