quarta-feira, 9 de abril de 2014

Praça da Espanha passará por uma grande reforma

A Praça da Espanha, no bairro Bigorrilho, passará por uma grande revitalização, com reforma no piso, mudança no calçamento, aumento do palco, além de melhorias na Casa da Leitura Miguel de Cervantes e dos outros equipamentos do local. O edital de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira (7) e a abertura dos envelopes das propostas será no dia 9 de maio.
A reforma será feita em duas etapas, uma antes da Copa do Mundo e outra após o evento. A obra será executada em parceria entre o Município e o governo federal, através do Ministério do Turismo.
A primeira fase da intervenção tem um prazo de execução de 30 dias. “Nesta etapa serão feitas a pintura externa dos equipamentos da praça e obras de infraestrutura elétrica”, disse o diretor do departamento, João Carlos Fontoura.
Após o mundial de futebol, terá início a segunda fase da obra, com previsão de durar quatro meses. Durante este período, a praça ficará fechada por tapumes. Entre outras benfeitorias, haverá reforma do piso central, que será ampliado  de 978 m² para 1,3 mil m² e ganhará piso de cimento alisado, com iluminação embutida.
Na Casa da Leitura Miguel de Cervantes haverá reforma nas esquadrias, obras de acessibilidade nos sanitários, melhorias nas instalações elétricas, hidrossanitárias, prevenção de incêndio e ar-condicionado.
O projeto prevê ainda que a área do pergolado e do palco receba manutenção e ganhe um deque de madeira como revestimento de piso. Acima do palco, será instalada uma cobertura metálica. “Em frente ao palco, o gramado ganhará recortes em diferentes níveis, o que o transformará numa arquibancada natural”, explicou Fontoura.
Outros equipamentos da praça, como o chafariz, o parquinho e o paisagismo em geral, também irão receber manutenção. Haverá substituição das calçadas externas por paver e a praça ganhará novas rampas de acessibilidade. O acesso pela Alameda Carlos de Carvalho receberá nova calçada e paisagismo com Palmeiras. Toda a praça terá nova iluminação.
O custo total da obra é de R$ 2,2 milhões, dos quais R$ 175 mil serão financiados como contrapartida do Município e o valor restante será pago pelo governo federal, em ação de infraestrutura turística pública.
Muito mais do que uma benfeitoria que visa a Copa do Mundo, essa obra será um bem duradouro para o Município e que irá beneficiar em especial a população que mora e trabalha naquela região”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
Mais informações sobre a abertura do processo licitatório podem ser obtidas no site da Prefeitura de Curitiba, no banner – Acompanhe as licitações da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário