segunda-feira, 7 de abril de 2014

Teatro Guaíra promove leitura dramática de autores paranaenses

Um ciclo de leitura de peças escritas por dramaturgos do Paraná começa na próxima semana e deve movimentar a cena teatral curitibana até o fim do ano. O primeiro texto a ocupar o palco do Miniauditório do Teatro Guaíra será “Duas Criaturas Gritando no Palco”, obra inédita de Manoel Carlos Karam, encenada por Cambutadefedapada com direção de Gabriel Gorosito.
A partir daí, o ciclo acontece uma vez por mês, até dezembro, relembrando e, em alguns casos, até revelando personagens dos mais importantes para a história do teatro no Paraná, como Carlos Cruz, Di Córdoba, Eddy Franciosi, Mário Bortolotto.
Nesta terça-feira (8), acontece um seminário sobre a história do teatro paranaense, comandado pela professora Marta Morais da Costa, doutora em Literatura Brasileira pela USP (Universidade de São Paulo) e autora de "Palcos e Jornais", um estudo sobre o teatro em Curitiba de 1900 a 1930, editado pela editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Queremos transformar o Miniauditório num espaço para reflexão e divulgação do teatro paranaense”, explica a diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mara Moron. De acordo com ela, o critério de escolha dos diretores que estarão à frente de cada uma das leituras foi o prêmio Gralha Azul – os dez últimos diretores premiados escolheram um autor paranaense e foram encarregados da preparação da leitura.
Após cada leitura haverá espaço para debate com o público, depoimentos de pessoas que participaram do período teatral em questão, do diretor da montagem e, quando possível, do autor do texto. “É preciso recuperar a história do nosso teatro”, comenta a diretora e atriz Letícia Guimarães, entusiasmada com a perspectiva de participação de jovens e estudantes de teatro. Para incentivar a presença, o Teatro Guaíra vai conceder certificado de extensão universitária para quem tiver 70% de comparecimento.
A leitura de poemas de Glauco Flores de Sá Brito será dirigida por Marcos Damasceno no dia 8; no dia 15, o texto de Manoel Carlos Karam deve ser acompanhado de exposição e discussão sobre o grupo Teatro Margem, criado em 1973 pelo dramaturgo, e teve participação do hoje premiadíssimo iluminador Beto Bruel, dos cartunistas Luiz Antonio Solda e Luiz Rettamozzo, do escritor Dante Mendonça, dos atores Ione Prado e Alberto Centurião, entre outros.
No dia 13 de maio, será a vez de George Sada dirigir um texto de Eddy Franciosi; em 10 de junho, Edson Bueno dirige a leitura de texto de Paulo Biscaia; este, por sua vez, leva ao palco um texto de Edson Bueno no mês seguinte, a 22 de julho. Em 19 de agosto, Maurício Vogue comanda a leitura de peça escrita por Mario Bortolotto; Letícia Guimarães dirige texto de Raul Cruz no dia 16 de setembro; Ana Rosa Tezza dirige a leitura de Trecentina, de Enéas Lour, no dia 8 de novembro e Roberto Innocente faz a leitura de Laerte Ortega, no dia 9 de dezembro. Para a data de outubro (dia 14) foi escalado o diretor Márcio Abreu, que ainda não definiu o autor a ser apresentado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário