quinta-feira, 29 de maio de 2014

Espetáculo leva música nativista ao palco do Canal da Música

Nos dias 30 e 31 de maio, acontecerá o pré-lançamento do CD “O Canto Simples da Alma”, que contará com três apresentações, no auditório do Canal da Música, com entrada gratuita. A gravação do álbum e as apresentações receberam financiamento público pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio de edital lançado pela FCC, e leva a música nativista ao público paranaense.
A música nativista é uma expressão cultural embasada nos valores do imaginário folclórico sul-americano e tem influência da música do grande pampa, sobretudo das composições com origem no Uruguai, Argentina e Chile. De acordo com o idealizador do projeto, Fernando Mendonça Mendes, desde o contexto das obras até a concretização do CD, o trabalho buscou principalmente a revelação do cotidiano e a ligação entre o rural e o urbano, com música e poesia.
O projeto reúne artistas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre as músicas apresentadas, estão releituras de canções já conhecidas do público, como “Tributo ao Peão Caseiro” (José Carlos Batista de Deus e Fernando Mendes). Canções inéditas também fazem parte do repertório, como a música “O Canto Simples da Alma”, escrita por Juarez Machado de Farias e música de Fernando Mendes e Fabiano Bacchieri. Também há participações dos compositores e poetas Vasco Veleda e Delci José Oliveira. Na produção do CD participam os músicos Adriano Claro, Jefferson Dittrich, Leandro Redivo e Guilherme Schebeski.

História – O projeto nasceu da paixão pela música nativista, influência que começa no movimento dos festivais deste gênero musical, e que teve início na década de 70 e continua até os dias atuais, com vários festivais de renome. Nesta trajetória, Fernando Mendes firmou parcerias importantes, com o objetivo de difundir a música sul-americana e sua manifestação folclórica. Em 2000, Mendes gravou um CD intitulado Grito Largo, com apoio da coordenação do Conservatório de Música e Departamento de Arte e Cultura da UFPEL.
No Paraná, o trabalho com artistas da região começou no espetáculo “Viagem pela Memória” e posteriormente “Heranças”. Com apresentações no Teatro Ópera e no Centro de Cultura em Ponta Grossa, no Teatro São João na Lapa, no Teatro Municipal de Araucária, em Pato Branco e nos Teatros Londrina e Guaíra em Curitiba, os espetáculos representavam um projeto reconhecido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Os Músicos - Adriano Claro: Violonista de grande desempenho estudou com mestres argentinos e brasileiros, reside em Santa Catarina. Fernando Mendes: compositor e interprete com CD gravado pela Universidade Federal no Rio Grande do Sul, Departamento de Arte e Cultura e coordenação do Conservatório de Música, com intensa participação em festivais, reside em Curitiba. Guilherme Schebeski: músico paranaense, contrabaixista com longo período de atividade profissional, reside em Ponta Grossa. Jefferson Dittrich: músico acordeonista e formação de canto vocal, com diversas participações em eventos no sul do país.

O pré-lançamento do CD “O Canto Simples da Alma” acontece nos dias 30, às 20h30 e dia 31, às 16h e às 20h30. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados na bilheteria do canal da música uma hora antes das apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário