quinta-feira, 15 de maio de 2014

Rodrigo Garcia Lopes ministra oficina de poesia na BPP

O poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes ministra, entre os dias 27 e 29 de maio, a primeira Oficina BPP de Criação Literária em 2014. Para participar, é necessário enviar um breve currículo e três poemas para o e-mail oficina@bpp.pr.gov.br. O próprio escritor selecionará 20 participantes. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 23 de maio.
O objetivo da oficina é introduzir o aluno à criação e estimular as percepções poéticas com a finalidade de despertar o gosto pela poesia, não só como forma de arte, mas como maneira de ver o mundo, em suas mais variadas formas e manifestações.
Rodrigo Garcia Lopes é natural de Londrina (PR). Formado em Jornalismo, trabalhou em jornais e veículos literários de São Paulo (“Ilustrada”) e Curitiba (Nicolau). Nos Estados Unidos, realizou mestrado na Arizona State University e também reuniu material para seu livro, Vozes & visões: panorama da arte e cultura norte-americana hoje, em que entrevista 19 escritores e artistas.
Publicou diversos livros de poemas, entre eles Solarium, que reúne sua produção poética desde 1984, Nômada e Estúdio realidade, este seu trabalho mais recente. Garcia Lopes também tem uma importante produção como tradutor de autores cmo Sylvia Plath, Gertrude Stein, Charles Bukowski, Jim Morrison e Samuel Beckett.

O Projeto - As oficinas de criação literária promovidas pela BPP acontecem mensalmente e buscam aliar teoria e prática, colocando o público em contato com diversos gêneros literários. Iniciada em 2011, o curso já foi ministrado por nomes como Milton Hatoum, Eliane Brum, Humberto Werneck, Luiz Ruffato, Felipe Hirsch, Eucanaã Ferraz e José Roberto Torero, entre outros autores. Em 2013, o projeto recebeu José Castello (romance), Fabrício Corsaletti (poesia), Ernani Ssó (infanto-juvenil), Antônio Torres (crônica), Luiz Augusto Fischer (crítica literária) e André Sant'Anna (literatura experimental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário