sábado, 17 de maio de 2014

Peça “piscina […]” em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

“piscina [...]”, obra do dramaturgo inglês Mark Ravenhill com tradução e direção de Alvaro Bittencourt, propõe um questionamento  sobre a posição do artista em relação a seus objetivos e sua produção artística. O texto é estruturado em um bloco narrativo único (não são designados personagens e nem há divisão de falas) e a direção da peça opta por uma montagem absolutamente essencial, focada no texto e nos atores, com uma trilha sonora realizada ao vivo, valorizando a ambiência do espaço e dos corpos.
Em cena, um grupo de artistas plásticos que chegaram a uma maturidade decadente. Em contraposição, “ela”, única dentre eles que alcançou fama e sucesso material.
A identificação do “grupo” com “ela” alterna-se entra a extrema admiração e a inveja. Ao mesmo tempo em que os artistas desse grupo criticam ferozmente os meios que “ela” utilizou para alcançar o sucesso, revelam por suas atitudes que, na verdade, gostariam de estar na posição que “ela” alcançou.
A ação da peça inicia com os personagens atônitos com o fato de que “ela” construiu uma grande piscina em sua casa. O “grupo” aceita o convite e vai ao seu encontro. Já na casa “dela”, uma mansão, o jantar de boas vindas se transforma em uma festa orgíaca, na qual todos relembram os tempos de juventude, quando formavam um grupo artístico coeso e idealista.
Atração e repulsa, delineiam a relação deste grupo de artistas com “ela” e ao mesmo tempo definem a sensação provocada pelo tipo de arte que esses artistas produzem. Esta mesma contraposição desenha os estados que a encenação de “piscina [...]” produz.
A peça - estrelada por Anna Zétola, Rosana Stavis, Luiz Carlos Pazello e Sandra Gutierrez - será apresentada até dia 1º de junho, de quarta a sexta-feira, às 19h; sábados, às 18h30 e 20h30h; e domingos, às 18h30, em uma sala de exposições dentro do “olho” do Museu Oscar Niemeyer.

A encenação de “piscina [...]” foi realizada através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e contou com as empresas Positivo e Caixa como patrocinadoras e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 00 (meia, para funcionários da Caixa, Positivo e mediante apresentação de ingresso de visitação do MON do mesmo dia). O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário