sexta-feira, 16 de maio de 2014

“Monstra” reúne artistas que relacionam poesia e performance

A Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento recebe nos dias 18, 21 e 22 de maio, às 18h, o projeto Monstra - Nanofestival de Poesia em Performance. Os trabalhos performativos são dos artistas Eliana Borges, Ricardo Corona (Curitiba), Lúcio Agra (São Paulo), Marcello Sahea (Porto Alegre), Márcio André (Espanha) e Ricardo Aleixo (Belo Horizonte). Em todos os dias, após as apresentações, que terão duração de até 30 minutos, estão programadas sessões de lançamentos de livros e conversas com os artistas. A entrada é franca.
A ideia é mostrar o envolvimento da poesia com a performance, que é um espaço autônomo e capaz de se relacionar com todas as artes”, diz o curador e performer Ricardo Corona, que há 20 anos trabalha em conjunto com Eliana Borges, relacionando as duas linguagens em que cada um atua individualmente – poesia e artes plásticas. Na produção conjunta dos dois artistas curitibanos consta revistas de poesia e arte, livros e performances. Para o projeto “Monstra”, os dois convidaram quatro poetas e performers brasileiros cujos trabalhos estão entre os mais significativos e premiados dessa área.
Entre os artistas convidados, Lúcio Agra é ator, performer, doutor em Comunicação e Semiótica, professor do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP. Já se apresentou em diversos festivais nacionais e internacionais, realizando performances e proferindo palestras sobre o tema. Tem diversos ensaios publicados sobre performances. Márcio André é escritor, violinista, artista sonoro e visual. Publicou livros e participou de diversas antologias. É editor da revista e da editora Confraria do Vento e organiza o evento mensal Cidade aTravessa (São Paulo, Rio e Lisboa).
Marcelo Sahea é poeta, performer, artista visual e sonoro e diretor de arte. Tem textos e poemas publicados em diversas coletâneas, catálogos, livros didáticos e em rádio, jornais e revistas de literatura, poesia, arte e cultura. Criou, entre outros, o projeto de poesia digital Poegifs (2007), realizou exposições e participou de mostras de arte digital e poesia visual em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Pesquisa e trabalha com poesia sonora e videopoemas. Ricardo Aleixo é autor de sete livros, dentre os quais se destacam “A roda do mundo” (1996) e "Trívio” (2001), os dois primeiros incluídos na lista de obras literárias dos vestibulares da UFMG e da UNI-BH. Já apresentou performances poéticas na Argentina, Alemanha, Portugal, França e Estados Unidos. Venceu a edição 2010 do concurso “Literatura Para Todos”, promovido pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário