quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ópera “Gianni Schicchi” tem única apresentação nesta quinta-feira

Entre as atrações musicais do Mia Cara Curitiba 2014, está a montagem exclusiva da ópera “Gianni Schicchi”, obra cômica de Giácomo Puccini. Um elenco de 40 músicos e 15 cantores faz parte deste espetáculo, produzido especialmente para o evento e que tem única apresentação nesta quinta-feira (29), às 20h, no Teatro Positivo. A entrada é franca.
O Mia Cara Curitiba celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH Industrial, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A coordenação é do Solar do Rosário.
Até 1º de junho, o evento traz ainda outras atrações musicais, teatro, ópera, artes plásticas, gastronomia e uma bicicletada. Toda a programação cultural é gratuita.

A OBRA - Composta em um ato, “Gianni Schicchi” foi escrita no início do século XX, inspirada no Canto XXX de Inferno, parte da “Divina Comédia” de Dante. Puccini usa a figura de Schicchi, que teria ido para o inferno ao falsificar um testamento. Os personagens buscam encontrar o documento original, no qual um rico burguês teria indicado seus beneficiados, e o homem que dá nome à ópera é o único que pode ajudá-los.
Esta montagem é um momento importante para a cultura da cidade, pela dimensão de sua produção”, explica Alessandro Sangiorgi, maestro do espetáculo. “Em 2014 são comemorados os 90 anos de morte de Puccini, um dos mais importantes compositores de ópera de todos os tempos. Estamos montando sua única peça cômica, também como celebração em seu nome”, conta. A montagem terá no elenco artistas de diversas regiões do país com destaque no cenário operístico. Entre os solistas, o papel de Gianni Schicchi será interpretado pelo baixo barítono Pepes do Valle.
O diretor cênico Jul Leardini conta que a montagem irá salientar o aspecto cômico do espetáculo com doses de humor negro.  “É uma comicidade macabra, uma vez que brinca com um defunto, alterando seu testamento”, diz. “Nas interpretações, vamos trabalhar com uma dose de Commedia Dell’Arte misturada à tradição das comédias italianas exageradas”.
O espetáculo será ambientado no século XX, na Belle Époque, mas com referências ao século XIII, período original em que se passa a história. “O personagem Gianni Schicchi aparecerá misteriosamente das brumas do passado, vestido como na época em que viveu”, prossegue Leardini. “É como se ele fosse chamado do Inferno para recriar a fraude do seu testamento. Por outro lado, sua filha terá um envolvimento com um rapaz da época do falecido, o que dará um aspecto surrealista à montagem”.

O Mia Cara Curitiba vai apoiar o Provopar Estadual arrecadando doações de alimentos não perecíveis em todos os eventos. O público poderá entregar os donativos na entrada do teatro. Informações: www.miacaracuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário