quarta-feira, 14 de maio de 2014

Festival Penalva promove uma semana de música em Curitiba

Neste ano, José de Almeida Penalva, um dos mais importantes compositores brasileiros da segunda metade do século XX, completaria 90 anos. Como forma de prestar uma homenagem à sua obra e à sua memória, foi criado o festival que leva seu nome, que neste ano é realizado até dia 18 de maio, em vários espaços de Curitiba.
A programação é composta por concertos, mesas-redondas, missa in memoriam e uma exposição do acervo do artista, que deixou um expressivo legado de composições que vão da música de câmara e peças solísticas para piano até obras orquestrais e corais. Além de compositor, Penalva foi regente, sacerdote, professor, musicólogo e escritor.
O V Festival Penalva é integrado à VI Mostra de Música Paranaense que, ao mesmo tempo que celebra a obra de Penalva, traz ao conhecimento do público e de pesquisadores a música de compositores paranaenses e residentes no Paraná.
Entre os destaques da programação deste ano estão os lançamentos de três CDs (Tangos, de Hélio Brandão, Ricardo Herrmann, do Collegium Cantorum, e Avalanche Jazzfriction, de Marilia Giller) e do livro Música e Músicos no Paraná, v. 1, um show de tango, com dançarinos, outro de jazz, com a pianista Marilia Giller, e a participação de vários coros, orquestras e grupos de câmara, como o Madrigal Vocale, o Collegium Cantorum, a Camerata Brandão, a Orquestra de Cordas da Embap, o Coro da UTFPR e a Camerata Antiqua de Curitiba (coro e orquestra) sob regência de Norton Morozowicz, missa em memória a José Penalva pelos 90 anos de seu nascimento, além de outros solistas e convidados. Recebe uma homenagem especial e o Prêmio Penalva, esse ano, a Família Brandão, que se destaca no cenário musical nacional e internacional e cujos membros dedicam sua vida ao fazer música da mais alta qualidade.
Participam mais de 200 músicos, interpretando obras de cerca de 30 compositores paranaenses e de um século e meio de música. São várias orquestras, coros e inúmeros grupos de câmera e solistas, com a estreia mundial de várias composições.
O V Festival Penalva e IV Mostra de Música Paranaense têm a direção geral e artística da Professora Doutora Elisabeth Seraphim Prosser, e a realização da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap/Unespar) e do Studium Theologicum/Centro Claretiano, as duas instituições em que o Pe. José Penalva atuava.

Programação e informações: www.embap.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário