sexta-feira, 30 de maio de 2014

“Os Dois e o Inglês Maquinista” em curta temporada no Teatro Guaíra

Após apresentações no Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil encena a peça "Os Dois e o Inglês Maquinista" no Teatro Guaíra. A peça tem direção de Alex Wolf e conta com Marieli Castioni, Alyson Chaves, André Farias, Gabriela Nickel, Marco Koller, Fabiana Melatte, Nicole Tomacheski, Carlos Rocha, Vitória Rocha, Leonardo Zagonel, Marcos Dias e Paola Abreu no elenco. A curta temporada vai de 31 de maio a 1º de junho, às 16h e às 18h, no Miniauditório. Os ingressos são gratuitos e podem ser solicitados pelo e-mail inglesmaquinista@unibrasil.com.br. As vagas são limitadas.
Dirigido por Alex Wolf, o espetáculo é baseado na obra “Os Dois e o Inglês Maquinista”, de Martins Pena, indicada pelo terceiro ano consecutivo para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Escrito e encenado na década de 1840, o texto de Martins Pena critica os costumes da sociedade brasileira do século 19. "Entre 1820 e 1830, o Brasil firmou acordos internacionais e promulgou leis que declararam extinto o tráfico internacional de escravos e livres os negros que entrassem em território nacional. A peça aborda o comércio ilegal de escravos e a forma como os negros eram tratados no Brasil daquela época", descreve o diretor.
A peça é uma comédia romântica que gira em torno da disputa entre Gainer e Negreiro pelo amor de Mariquinha, uma jovem brasileira, filha de uma viúva rica. Gainer é um inglês que precisa de dinheiro para financiar um projeto que considera revolucionário. Ele ameaça denunciar o comércio ilegal de escravos – não por preocupação com o cumprimento da lei, mas visando afastar da casa de Mariquinha o traficante de escravos, Negreiro. No meio da disputa está o primo da jovem, Felício, com quem Mariquinha compõe o casal romântico da peça.
Não é a primeira vez que o Grutun! apresenta uma peça indicada para o vestibular da UFPR. Em 2011, a trupe encenou São Bernardo, baseada na obra de Graciliano Ramos, e, em 2012, Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meirelles. Os espetáculos fazem parte de um projeto chamado Grutun! Literatura, que consiste na apresentação de trechos da literatura brasileira, com um pequeno debate ao final sobre a obra apresentada.


Sobre o Grutun! - O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas aos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 20 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. "Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania", afirma Alex Wolf. Na edição 2014 do Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! participou com a apresentação de seis peças: Era uma Vez, A Tempestade, Péricles, Pucciniana, Os Dois ou o Inglês Maquinista e A Sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário