quarta-feira, 14 de maio de 2014

MuMa tem programação especial na 12ª Semana Nacional de Museus

Para celebrar a 12ª Semana Nacional de Museus, a Ação Educativa do Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, ocupará uma das salas de exposições do local e desenvolverá com a comunidade propostas referentes ao tema deste ano: “Museus: as coleções criam conexões”. Até domingo (18), os interessados participarão de mediações e oficinas orientadas pela equipe da Ação Educativa. Na semana seguinte, de 19 a 25 de maio, os trabalhos resultantes das oficinas serão expostos ao público. 
De acordo com a coordenadora do MuMA, Priscila Jacewicz, a mostra “Mirada de gênero: a perspectiva feminina”, composta por obras do acervo do próprio espaço, também foi escolhida para compor as ações da Semana. “As coleções de obras de arte, além de permitirem a investigação conceitual e proporcionarem o desfrute sensorial, também podem oportunizar observações acerca da própria sociedade e cultura na qual vivemos”, afirma.
O Portão Cultural, espaço que tem salas de exposições, cinema, teatro e biblioteca, fica ao lado do Terminal do Portão. Ficam no local, além do MuMA, o Centro de Arte Digital (CAD), o Cine Guarani, o Auditório Antonio Carlos Kraide e a Casa de Leitura Wilson Bueno).

Confira a programação de maio do MuMA:

Exposição PRETÉRITOPRESENTE - A mostra reúne trabalhos do respeitado artista Geraldo Leão e abrange toda a trajetória de sua pesquisa desde as primeiras pinturas produzidas nos anos 1980 até seus trabalhos inéditos mais recentes. O período será acompanhado de lançamento de catálogo, mesa redonda, ciclo de estudos e mediação da exposição. De 22 de maio a 17 de agosto. Sala 1 do Museu Municipal de (MuMA) – Praça Hildegard Schmah

MIRADA DE GÊNERO: A PERSPECTIVA FEMININA - Exposição composta por obras do acervo do próprio MuMA, que expõem a visão de um mundo sob a ótica da mulher artista e suscita um questionamento: a arte das mulheres difere da arte produzida por homens? Estão representadas nesta mostra as artistas: Amarili Boni Licht, Anna Mariah Comodos, Cleuza Salomão, Denise Queiroz, Eleonora Fabre, Elizabeth Titton, Gilda Belczak, Josely Carvalho, Ligia Borba, Liz Szczepanski, Renina Katz, Rossana Guimarães, Sandra Santos, Sofia Diminsky e Stela Giuliani. Até 17 de agosto

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

Painéis de FRANCO GIGLIO - Um painel com tema tropical, em cerâmica glasurada, instalado na fachada do Portão Cultural e outro em cerâmica que retrata referências paranaenses como a Gralha Azul, a Araucária e o Pinhão.

Painel A COMUNICAÇÃO - Painel de madeira com visão de Poty Lazzarotto sobre os primórdios da televisão.

Escultura em concreto de TOMIE OHTAKE - Para Curitiba, em 1996 Tomie Ohtake fez esta escultura em concreto de 11m de altura, celebrando o centenário de amizade Brasil-Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário