quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mostra “Cinema pela Verdade” na Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba exibirá a mostra “Cinema Pela Verdade” que apresenta filmes sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil e suas consequências. A terceira edição do projeto acontece simultaneamente nas 27 capitais brasileiras. As exibições dos filmes acontecem nestas quarta e quinta-feiras (14 e 15), às 20h, são gratuitas e abertas ao público. Após as sessões são promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos, além de participações especiais de diretores ou da equipe de produção dos filmes exibidos.
Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o “Cinema Pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória” da Comissão de Anistia, que fomenta iniciativas culturais sobre a anistia política brasileira, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.

Os filmes exibidos na Cinemateca serão:

Dia 14: Camponeses do Araguaia, a Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes - Documentário, 14 anos, 73 minutos, Brasil, 2010. Camponeses falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os militantes do PC do B que lutaram na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.

Dia 15: Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido pela ONG Acesso - Documentário, 10 anos, 54 minutos, Brasil. O filme tem por objetivo fomentar o debate sobre a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil, pós-Ditadura Civil-Militar implantada no País a partir de 1964. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições estatais brasileiras. Apresenta também imagens do projeto que levou este debate para os mais variados públicos (quilombolas, universitário, LGBTT, assentados do MST, comunidades periféricas, etc) desenvolvido pela Acesso - Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Comissão de Anistia. 

“Cinema Pela Verdade” no Facebook
https://www.facebook.com/FestivalCinemaPelaVerdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário