terça-feira, 27 de maio de 2014

Museu Oscar Niemeyer terá exposição sobre as origens do fotojornalismo no Brasil

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta quinta-feira (29), às 19h, na sala 7, a exposição “Um Olhar Sobre O Cruzeiro: As Origens do Fotojornalismo no Brasil”. Com curadoria de Helouise Costa, professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP (Universidade de São Paulo), e Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles, a mostra terá entrada gratuita na abertura.
Com mais de 300 imagens e matérias, a exposição revela a história da principal revista ilustrada brasileira do século 20, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país. A exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tais como foram publicadas.
Com foco as décadas de 1940 e 1950, período de maior criatividade e penetração social da revista, Pierre Verger, José Medeiros, Peter Scheier, Jean Manzon, Henri Ballot e Marcel Gautherot são alguns nomes que compõem a mostra.

O CRUZEIRO – Com circulação nacional e publicada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, a revista “O Cruzeiro” foi lançada em 1928 como uma publicação semanal de variedades. Tornou-se um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já conheceu. No início da década de 1940, incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil. “Mesmo após 38 anos do fechamento da revista, constatamos que ela continua sendo uma importante referência para os profissionais da imprensa brasileira, muito embora seja pouco conhecida pelas gerações atuais”, explica a curadora Helouise Costa.

CURADORIA – Helouise Costa é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo na década de 1990. É curadora do Museu de Arte Contemporânea da mesma universidade, onde também atua como livre-docente e orientadora no programa de pós-graduação interunidades em Estética e História da Arte, bem como na pós-graduação em Museologia.
Sergio Burgi formou-se em Ciências Sociais pela USP em 1981, ano em que ingressou no curso de Mestrado em Conservação Fotográfica da School of Photographic Arts and Sciences, do Rochester Institute of Technology (EUA), onde obteve em 1984 os diplomas de Master of Fine Arts in Photography e Associate in Photographic Science pelo Rochester Institute of Technology. Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, entre 1984 e 1991. É membro do Grupo de Preservação Fotográfica do Comitê de Conservação do Conselho Internacional de Museus (Icom) e desde 1999 coordena a área de Fotografia do Instituto Moreira Salles, principal instituição voltada para a guarda e preservação de acervos fotográficos no Brasil.

A mostra “Um Olhar Sobre O Cruzeiro” fica aberta à visitação até o dia 14 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada, para professores e estudantes com identificação).  Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário