quinta-feira, 22 de maio de 2014

Obras de artistas de comunidades quilombolas em exposição na Sala do Artista Popular

A partir desta sexta-feira (23) quem visitar a Sala do Artista Popular (SAP) poderá conhecer um pouco do trabalho de artistas das comunidades quilombolas Adelaide Maria Trindade Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira, todas ligadas pelo mesmo núcleo familiar e localizadas em Palmas. A entrada é gratuita e a mostra fica em cartaz até dia 11 de julho.
Os quilombolas chegaram ao município de Palmas em 1936, com os primeiros desbravadores. Com o passar dos anos, traços da cultura quilombola acabaram se perdendo e os mais velhos da comunidade sentiram a necessidade de fazer um resgate dos costumes e tradições. Assim surgiu a Escola na Comunidade, espaço que tem por objetivo proporcionar a educação quilombola e fazer um resgate cultural. Os trabalhos produzidos no colégio, que compõem a exposição, evidenciam o artesanato popular quilombola, utilizando materiais como sementes de árvores nativas, peças de reciclagem e tecidos.
A mostra "A Arte de Resistir e Construir" fica aberta à visitação até dia 11 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada franca. Mais informações: 3321-4743 ou www.sap.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário