sexta-feira, 30 de maio de 2014

Projeto renova setor histórico com pintura de 32 prédios

O Centro Histórico está mais bonito e colorido. O resultado do projeto “Tudo de Cor Para Curitiba” no Setor Histórico, que envolveu a pintura das fachadas de dezenas de prédios da região, entre a Rua Barão do Cerro Azul e a Praça João Cândido, foi entregue nesta quinta-feira (29) pelo prefeito Gustavo Fruet.
O projeto, que envolveu a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e órgãos da Prefeitura como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Fundação de Ação Social (FAS), foi realizado em parceria com a empresa Tintas Coral.
É fundamental incentivar a ocupação dos espaços públicos e valorizar os bens da cidade. Esse lugar e o coração da cidade e neste momento, com a realização da Copa, é importante mostrar a Curitiba organizada em termos de infraestrutura e que valoriza o seu passado sua historia", disse o prefeito Gustavo Fruet, que reconheceu a importância do trabalho da FCC no projeto, principalmente no resgate do histórico e de dados sobre locais que passaram pela renovação.
O presidente da FCC, Marcos Cordiolli, lembrou que o setor histórico e seus espaços fazem parte da identidade de Curitiba e são bastante utilizados pela população e pelos turistas. “Por isso têm que ser preservados. A parceria firmada para sua realização é muito positiva e o envolvimento da Rede Empresarial do Centro Histórico é fundamental para o sucesso do projeto”, afirmou.
Ana Vargas, empresária da região e uma das diretoras da Rede Empresarial do Centro Histórico, destacou a importância da revitalização do local e ressaltou que as ações nem só devem permanecer, mas também ser ampliadas. “Como empresários, estamos nos reunindo para ampliar este trabalho, tornando o Centro Histórico mais atrativo, tanto para os moradores quanto para os turistas”, disse.

Cores - A revitalização do Setor Histórico é mais uma das ações envolvendo o projeto “Tudo de Cor para Curitiba” que começou em 2005, com intervenções na Avenida Marechal Deodoro. Nos últimos anos, foram realizados trabalhos semelhantes na Rua Riachuelo (2010), com a repaginação de 53 imóveis, e na Rua São Francisco (2012), onde 14 imóveis foram requalificados.
Além da pintura das fachadas e do atendimento aos empresários, o Ippuc promoveu a melhoria das calçadas, meio fio, iluminação, tubulação para dados de telefonia, TV e conectividade, instalação de câmeras de segurança e orientações aos comerciantes para a despoluição visual do lugar.
Nessas etapas, houve a participação do Sebrae-PR e da Federação do Comércio (Fecomércio) na orientação a proprietários dos estabelecimentos comerciais, nas áreas contábil e administrativa, e na capacitação dos funcionários dessas empresas. O objetivo era ajudar os empresários a modernizar e aperfeiçoar seus negócios, tornando-os mais atrativos para a comunidade e contribuindo para a animação geral do centro da cidade.
Ainda em Curitiba, o projeto “Tudo de Cor para Curitiba” foi responsável pela pintura de mais de 500 casas da Vila Torres, Hospital Pequeno Príncipe, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja do Rosário e Santuário do Carmo, entre outras edificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário