sexta-feira, 16 de maio de 2014

Museu Oscar Niemeyer inaugura exposição sobre arte indígena brasileira

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no domingo (18 de maio), às 11 horas, a exposição “Plumária – A Arte Maior do Indígena Brasileiro”, com cerca de 100 objetos e utensílios indígenas vindos do Museu de Arte Indígena (MAI), situado em Clevelândia, no Paraná. Com curadoria de Ana Itália Paraná Mariano, a mostra propõe um mergulho na história do Brasil, um resgate de vínculos com o passado e com a cultura indígena.
A curadora explica que a plumária brasileira agrupa adornos corporais, máscaras rituais, artefatos diversos para várias finalidades, brinquedos, armas, cestos, instrumentos musicais. A arte plumária tem para os povos indígenas não apenas a função de adorno, mas funções sócio-culturais profundas e bem definidas que regulam seu uso em rituais e cerimônias ligadas à morte, às crenças, à vida, onde apenas os homens se adornam. As mulheres e crianças só utilizam adornos em momentos determinados.
 “Esta exposição proporciona a visão de um outro mundo, uma linguagem em que a harmonia estética, a composição elaborada, representações de um repertório simbólico com significações iconográficas se fazem presentes”, analisa a curadora. Estela Sandrini, diretora cultural do MON, ressalta que a arte indígena está na pele, à mostra: “eles usam o corpo como suporte”. Ela ainda avalia que é uma exposição fundamental para conhecer a cultura do povo indígena brasileiro.

Museu de Arte Indígena - O Museu de Arte Indígena (MAI), inaugurado em 2009, conta com um acervo de aproximadamente 600 obras, fruto de um trabalho de 12 anos de Julianna Podolan Martins - e busca preservar a gênese do povo indígena, que por sua vez remete a aspectos intrínsecos da alma brasileira. O MAI é o único museu nesta categoria existente no Estado e recebe diariamente visitantes dos 42 municípios do sudoeste do Paraná.

A mostra “Plumária - Arte Maior do Indígena Brasileiro” pode ser visitada até dia 27 de julho de 2014, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Osingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação). A entrada é gratuita na abertura da exposição. Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário