terça-feira, 20 de maio de 2014

MuMA inaugura exposição de Geraldo Leão

O Museu Municipal de Arte - MuMA - Portão Cultural inaugura nesta quinta-feira (22), às 19h, a exposição “Pretérito Presente”, do artista plástico paranaense Geraldo Leão. A exposição compreende dois momentos de sua carreira artística: o primeiro abrange trabalhos desenvolvidos entre as décadas de 1980 e 1990 e o segundo, sua mais recente produção. A curadoria é de Cristiane Silveira.
Nesta exposição Geraldo Leão retoma sua produção a partir de alguns elementos perseguidos à exaustão em sua trajetória: a impossibilidade expressiva do gesto, uma vez tornado linguagem, justaposto, repetido e o estabelecimento de uma utópica ordem do acaso. “Assim, com os pés cravados no presente, o artista olha seu próprio passado no intuito de promover a atualidade da pintura, de vigorá-la para que esta possa dizer da complexidade do contexto contemporâneo”, explica a curadora.
Os trabalhos produzidos entre as décadas de 1980 e 1990 – decisivos para a constituição da visualidade recente em nosso meio de arte – são reclamados pela escrita da história da arte local.  Entretanto, a despeito de seu papel formador, poucos exemplares de sua pintura pertencem a acervos públicos, constituindo uma fortuna cultural abrigada em muitas coleções privadas. De acordo com Cristiane Silveira, reuni-los nesta exposição pode dimensionar os esforços realizados pelo artista, bem como estabelecer o lugar de sua produção no contexto de arte brasileiro.
Além da mostra de 21 trabalhos do artista no Museu Municipal de Arte, o projeto “Geraldo Leão: Pretérito Presente” terá extensa programação que inclui minicurso de formação para estudantes de artes e professores da rede pública de ensino, debate, ciclo de estudos e mesa-redonda com a presença do artista.

O artista – Geraldo Leão é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor em História com pesquisa sobre a introdução do abstracionismo no Paraná e sobre o Paranismo e as relações entre a arte paranaense do entreguerras e as ideologias autoritárias. Atuou como ilustrador, diagramador e arte-finalista no extinto Diário do Paraná e em agências de publicidade até 1984 quando passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas até o ingresso na UFPR em 1997.
Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Publicou vários artigos em periódicos paranaenses como: Nicolau, Correio de Notícias, Gazeta do Povo e O Estado do Paraná. Integrou os Conselhos da Galeria de Arte Banestado, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, foi membro do Conselho Estadual de Cultura. A partir de 1989, ministrou cursos de história da pintura contemporânea e oficinas de pintura em museus, galerias de arte, e instituições de ensino superior. Em 1990 participou da comissão curadora que selecionou artistas paranaenses para exposição no Museu de Himeji, no Japão.           
Em 1991 foi responsável pela curadoria da exposição retrospectiva do artista plástico Mohamed Ali, para a Fundação Cultural de Curitiba. Em 1995 criou e organizou a exposição Arte contemporânea na UFPR. Foi curador-assistente da XII Mostra da Gravura Cidade de Curitiba, Mostra América, 1999/2000, curador da XXXII Coletiva de Artistas de Joinville MAJ/ Joinville (SC), em 2002; A matriz e a linguagem: Gravura paranaense em Córdoba, 2004.
A exposição “Geraldo Leão: Pretérito Presente” fica aberta à visitação até o dia 17 de agosto de 2014, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. Informações: 3329-2801.

Nenhum comentário:

Postar um comentário