segunda-feira, 19 de maio de 2014

Obras de Miró serão exibidas na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição “A Magia de Miró”, desenhos e gravuras, com abertura nesta terça-feira (20), às 19h30 e visitação de 21 de maio a 20 de julho de 2014. Sob curadoria de Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo galerista em Paris, a exposição possui 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em P&B de Miró registradas por Melgar. A exposição já passou pela Caixa Cultural São Paulo e por prestigiadas galerias e museus da Europa, América e Oceania.
“A Magia de Miró” revela um plano mais íntimo e pessoal do mundo de Miró ao exibir esboços ou notas, além de obras produzidas sobre papel, com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de vida do artista. Já as ilustrações correspondem a diferentes épocas da sua produção, entre 1962-1983, e remetem ao universo do processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua enorme criatividade e conhecimento.  
Após a temporada em Curitiba, a exposição segue para as unidades da Caixa Cultural Rio de Janeiro (28 de julho a 28 de setembro de 2014), Recife (7 de outubro a 7 de dezembro de 2014) e Salvador (16 de dezembro de 2014 a 8 de fevereiro de 2015).

O artista - Nascido em Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893, Miró é um dos mais renomados artistas da História da Arte Moderna. Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas, sendo influenciado principalmente por Paul Klee.
Miró também trazia intuitivamente a visão despojada de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista buscavam, mediante a destruição dos valores tradicionais. A partir de 1948, entre Espanha e Paris, realizou uma série de trabalhos de conteúdo poético com variações temáticas sobre mulheres, pássaros e estrelas, entre eles esculturas. Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim pelo mural que realizou para o edifício da Unesco, em Paris. Miró morreu em Palma de Maiorca, na Espanha, em 25 de dezembro de 1983.

A exposição “A Magia de Miró” pode ser visitada de terça a sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h, tem entrada franca e é livre para todos os públicos. Informações: 2118-5114.

Nenhum comentário:

Postar um comentário