sábado, 31 de maio de 2014

Peça “A Menina e o Lampião” abre a programação do Teatro para Piás e Gurias

Para comemorar os 30 anos de dedicação ao teatro de bonecos, a Companhia Teatro Filhos da Lua apresenta o espetáculo “A Menina e o Lampião” como parte do Projeto Teatro para Piás e Gurias, que leva uma peça infantil ao palco do Teatro José Maria Santos, em Curitiba, todos os domingos, às 11h, com ingressos a R$ 5,00.
Abrindo a programação de junho, no dia 1º, “A Menina e o Lampião” conta a história de dois atores que têm a difícil missão de apresentar um espetáculo e fazer dormir uma menina cheia de medos. Eles contam com a preciosa ajuda de um velho lampião, que se tornou um maravilhoso contador e cantador porque passou a vida ouvido histórias.
A Companhia Teatro Filhos da Lua foi criada em Curitiba, em 1981, pelo dramaturgo e diretor Renato Perré, Maria Luiza Marques e Maria Teresa Carvalho Silva. Desde então, a companhia trabalha na construção de uma linguagem cênica caracterizada pela integração do teatro de formas animadas com outras expressões artísticas, principalmente a dança, a música e as artes plásticas.
Sempre inspirado na cultura popular brasileira, o grupo tem 35 montagens em seu repertório, utilizando diferentes técnicas no universo do teatro de bonecos e das formas animadas. “A Menina e o Lampião”, escrita por Perré, tem direção de Dico Ferreira e composição musical de Candiê e Doriane Conceição.

FEIURINHA – No segundo domingo de junho (08), adultos e crianças poderão se divertir com a peça “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira. A peça infant-juvenil, com direção de Orly Veras, procura responder a pergunta “O que teria acontecido com as princesas depois do almejado final feliz?”
Na peça, Branca de Neve reúne as outras princesas do reino - Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Bela Adormecida, Bela e Rapunzel - para encontrar a princesa Feiurinha e se deparam com a possível extinção da sonhada felicidade eterna. Tudo isso porque Feiurinha desapareceu e, com ela, sua história, que não era escrita e nem falada como as demais.
No dia 15, a Companhia Teatro Filhos da Lua volta ao Teatro José Maria Santos com a peça “Terezinha – História de Amor e Perigo”, com trama baseada na cantiga de roda ”Terezinha de Jesus”. A peça traz objetos, formas animadas, música e incentiva a participação do público infantil. Terezinha é uma colher de pau, o pai é um saca-rolha, a mãe uma panela de pipoca e o primo, Jony Boy, é uma caixa de fósforos disfarçada de príncipe medieval.
Em sua aventura, Terezinha recebe presentes mágicos oferecidos por Efigênia, poeta e tocadora de realejo, personagem lírica, vestida de papel de balas, homenagem à figura da poetisa, performer e artista popular Efigênia Rolim.
O bom e velho Pedro Malasartes está na peça “Histórias Malasartes – Um Malandro de Coração”, que as companhias Rústico Teatral e Essaé apresentam no domingo seguinte (22).
O texto de Augusto Pessoa, com direção de Samuel Kuhn, mostra Pedro Malasartes como um malandro que engana todos aqueles que se acham os donos do mundo, seja porque têm mais dinheiro e pensam que os pobres devem servi-los sem pestanejar, seja porque se consideram mais inteligentes. O espetáculo conta quatro histórias repletas das artimanhas de Malasartes para sobreviver nesse mundo de espertezas e de jogos perversos.
No último domingo do mês (29), Cia. Teatro Filhos da Lua apresenta a peça “Aniversário de Palhaço, O Que é?”, de Renato Perré. A montagem usa principalmente a técnica de bonecos de luva, o tradicional fantoche. Também estão presentes bonecos de varetas e silhuetas de sombras.
O enredo apresenta a divertida família de palhaços Azucrinada que está organizando a festa do seu filho mais novo, o palhaço Churumela. Muitas peripécias sobre o crescimento de um menino acontecem no dia deste incrível aniversário comemorado no Grande Circo da Lona Furada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário