segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pesquisadores e artistas lançam livro pioneiro sobre o grafite curitibano

Produzido com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro “Espelho da Cidade – reflexões a partir do graffiti de Curitiba” foi lançado ontem. A publicação é a primeira a examinar em profundidade o grafite produzido em Curitiba nas últimas décadas. Escrita por quatro pesquisadores e três artistas, a obra será distribuída gratuitamente para bibliotecas de escolas públicas, universidades e centros de pesquisa.
Um dos autores, o jornalista Rodrigo Wolff Apolloni, explica que a publicação tem por fim lançar luz sobre um tema que é muito polêmico. “O livro traz reflexões que se situam além da negação absoluta ou da aceitação pura e simples do grafite. A leitura permite enxergar, por exemplo, a origem dessas manifestações, e, também, propor ações de inteligência para combater os excessos sem partir para uma repressão que é mostra violenta e ineficaz”.

Os autores – O livro foi escrito por pesquisadores e artistas relacionados ao grafite em Curitiba. São eles Angelo José da Silva, doutor em História, professor da UFPR e coordenador do grupo de pesquisa “Imagem e Conhecimento”, do CNPq; Daniella Rosito Michelena Munhoz, mestre em Antropologia Social; Elisabeth Seraphim Prosser, professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR); Rodrigo Wolff Apolloni, jornalista e doutor em Sociologia pela UFPR; Tatiana de Alves e Souza Ardissone, psicóloga e coordenadora da galeria ACASA; Thiago Cesar Gava Telles, estudante de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná e artista gráfico; e Valdecir Ferreira de Morais, coordenador da ACASA e pioneiro da cena do grafite em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário