quinta-feira, 22 de maio de 2014

Expedição mostra detalhes do cemitério municipal

Estão abertas as inscrições para a visita guiada ao cemitério municipal São Francisco de Paula, o mais antigo da cidade, fundado em 1853. A expedição terá cinco edições gratuitas, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, nos dias 31 de maio e 2, 3,4 e 5 de junho.
Durante duas horas, a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, irá mostrar aos visitantes detalhes da simbologia das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de gente comum.
A visita guiada ao cemitério tem como objetivo desvendar elementos de uma cidade construída pelos vivos para os mortos, mas que reflete, sem acanhamento, a evolução histórica e social curitibana.
A diretora do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (MASE), Patrícia Rocha Carneiro, informa que cada grupo será composto por no máximo 30 participantes. “É uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a história da cidade e de seus habitantes”, diz.
Curitiba conta com quatro cemitérios municipais. O São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1854, e contém aproximadamente 5.745 túmulos, havendo 75.042 sepultados. Está localizado no bairro São Francisco.
As visitas acontecerão no dia 31, às 15h; dia 2 de junho, às 9h e 15h;  e dias 3, 4 e 5, às 9h (terça). Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail mase@smma.curitiba.pr.gov.br. Basta enviar as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. Não serão permitidas gravações ou fotos durante a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário