quarta-feira, 14 de maio de 2014

Museu Oscar Niemeyer tem atividades para comemorar a 12ª Semana de Museus

O Museu Oscar Niemeyer (MON) tem uma programação especial nos próximos dias, durante a 12ª Semana de Museus. As atividades no MON ocorrem nos dias 15 e 18 de maio e incluem palestra, teatro, abertura de exposição e visita mediada.
No dia 15 de maio, quinta-feira, às 19 horas, no Miniauditório, haverá uma palestra com os curadores da exposição “Abraham Palatnik – a reinvenção da pintura”, Felipe Scovino e Pieter Tjabbes. Com mediação de Fernando Bini, o evento tratará sobre as obras de Palatnik, artista que mistura tecnologia e estética em suas criações. Esta exposição traz uma retrospectiva com aproximadamente 90 obras do artista - a maior já dedicada totalmente ao seu trabalho.
Também no dia 15, a peça “Piscina [...]” no Espaço Araucária será encenada na Torre do Olho. Com o texto de Mark Ravenhill, e tradução Alvaro Bittencourt, os ingressos para a exibição custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). A exibição acontece em horários diferentes, de quarta a sexta-feira a partir das 19h, sábado às 18h30 e às 20h30 e no domingo às 18h30. Os ingressos podem ser adquiridos em frente ao MON Café uma hora antes de cada apresentação. A capacidade do espaço é de 30 pessoas. A peça segue até o dia 1º de junho.

Dia Internacional dos Museus - No domingo, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, haverá entrada gratuita durante todo o horário de funcionamento, das 10h às 18h, e uma programação especial que conta com abertura de exposição, oficinas e visita mediada.
A abertura da mostra "Plumária - Arte Maior do Indígena Brasileiro" acontece a partir das 11 horas, com mediação de Juliana Podolan Martins, na sala 10. A mostra apresenta cerca de 100 objetos e utensílios indígenas vindos do Museu de Arte Indígena (MAI), situado em Clevelândia, no Paraná, e propõe um mergulho na história do Brasil, com foco na arte indígena brasileira.

Oficinas e visita - Às 14h30 e às 16h30 serão realizadas oficinas de arte com Juliana Podolan Martins, intitulada “Vivenciando a Arte Indígena”, com construção de objetos. As oficinas acontecem no Espaço da Ação Educativa e têm capacidade para  60 pessoas.
Ainda no domingo, a partir das 15h, no subsolo do museu, há visita mediada sobre o Pátio das Esculturas e o acervo do MON, com o historiador do museu Ricardo Freire.
O público poderá conferir as exposições em cartaz: “Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos à toa - José Bechara”, “Abraham Palatnik - a reinvenção da pintura”, “Heist Films Entertainment - Gustavo von Ha”, “O Muro”, “Revisitações Plásticas - Arte Mexicana”, "Plumária - Arte Maior do Indígena Brasileiro"  Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e o “Pátio das Esculturas”. Há ainda a sala em homenagem ao artista Waldemar Freyesleben.

Semana dos Museus - Com o tema “Museus: coleções criam conexões”, a 12.ª Semana de Museus busca ressaltar a importância das coleções e a sua valorização. “Desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam”, explica Angelo Oswaldo, presidente do Ibram.
O mote da edição 2014 da Semana de Museus segue a proposta do Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), cujo objetivo é dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário